Mercúrio ingressa em Caranguejo, no dia 27 de junho, e transita este signo de Água até 11 de julho.
O planeta do raciocínio lógico fica pouco confortável em signos de Água, onde o nosso pensamento tende a ser muito influenciado pelas emoções.
Com Mercúrio em Caranguejo, a nossa mente pode ficar mais recetiva à intuição e aos sentimentos, a nossa imaginação é estimulada e podemos dar maior importância ao conhecimento vivencial.
Em Caranguejo, Mercúrio encontra-se sob a regência da Lua, a qual transita em Balança aquando deste ingresso, podendo criar alguma dificuldade em conciliarmos os nossos pensamentos com os nossos sentimentos; e os riscos inerentes de tentarmos racionalizar as emoções, ou destas dominarem a nossa razão. Por outro lado, é proporcionado o aumento da capacidade empática nas nossas comunicações e interações.
No dia 1 de julho ocorre a conjunção superior de Mercúrio com o Sol, a 9°08’ de Caranguejo, correspondente à culminação do ciclo de expressão mental iniciado na conjunção de Mercúrio retrógrado com o Sol em Touro, de 2 de maio.
Se a conjunção anterior propôs que desenvolvêssemos formas de expressão assentes na conjugação do pensamento racional com a sensibilidade emocional, do realismo com a capacidade imaginativa, que promovam a aplicação das nossas ideias e conhecimentos; esta conjunção em Caranguejo pede que observemos o percurso entretanto efetuado, nomeadamente, quanto à valorização da sensibilidade e da imaginação.
Durante o trânsito de Mercúrio em Caranguejo, podemos colocar-nos questões como as seguintes: “Com que facilidade harmonizamos os nossos pensamentos e sentimentos?”, “Como conjugamos o raciocínio lógico com a intuição e a imaginação?”, “Que importância damos ao conhecimento proporcionado pelas nossas experiências vividas?”, “Quão empáticos somos na nossa comunicação e interação?”.