Palavras-chave para este mês: Profundidade Emocional, Aprendizagem, Pragmatismo

[Dezembro 2023] Por Cláudia Matias.

O mês de dezembro começa com Vénus em Balança (signo em quadratura com Caranguejo), podendo gerar tensões entre os seus valores e os valores dos outros, que o(a) desafiam a ser mais diplomata e tolerante nas suas relações; assim como, entre as suas emoções e o seu lado racional, que requerem esforço da sua parte para encontrar o equilíbrio entre o seu sentir interior e a sua vida exterior.

Logo no dia 1, Mercúrio ingressa em Capricórnio (signo oposto a Caranguejo), onde permanece até dia 23, propiciando o confronto com ideias e formas de comunicação contrárias às suas, que desafiam a sua sensibilidade e intuição, com requisitos de maior racionalidade e objetividade. 

Tal torna-se mais desafiante com a intensificação das suas emoções, que tende a ocorrer com a passagem de Vénus para Escorpião (signo em trígono com Caranguejo), no dia 4. Por outro lado, este trânsito de Vénus, até dia 29, favorece o aprofundamento dos seus relacionamentos emocionais. 

Simultaneamente, Júpiter retrógrado em Touro (signo em sextil com Caranguejo) continua a propor-lhe que reflita sobre como busca expansão pessoal através de realizações concretas. E Saturno em Peixes (signo em trígono com Caranguejo) favorece a ligação dos seus sonhos com a realidade e a capacidade de os concretizar, através do esforço pessoal. 

No dia 12, a Lua Nova em Sagitário propõe-lhe que aumente a capacidade de aprender com as experiências, de modo a ampliar a sua compreensão da existência; e que, se necessário, direcione melhor os seus projetos, para que estes lhe proporcionem um maior senso de propósito.

Mercúrio retrógrado em Capricórnio, entre 13 e 23 de dezembro, requer que analise o realismo do seu pensamento; a responsabilidade com que interage com os outros; e o pragmatismo e clareza com que se exprime.

O Sol ingressa em Capricórnio, no dia 22, pelo que, pode ser confrontado(a) com vontades e ideais opostos os seus, requerendo uma atitude mais pragmática e determinada da sua parte.

A 27 de dezembro, a Lua Cheia no eixo de Caranguejo-Capricórnio, desafia-o(a) a tomar consciência das inseguranças, hábitos e resistências, que condicionam o encontro de novos significados nas suas experiências, ou a mudança de direção dos seus projetos, com vista a transformar esses aspetos.  

Importa lembrar que, às influências referidas nesta análise, podem sobrepor-se os efeitos de outros trânsitos de longo prazo. No que respeita ao Sol dos nativos de Caranguejo, destaca-se a oposição de Plutão (de regresso a Capricórnio) que, em 2023, tende a ser sentida sobretudo pelos nascidos a partir de 18 de julho. 

Se é o seu caso, encontra-se perante um trânsito que tende a afetar as suas relações e tem como objetivo melhorar o equilíbrio destas, para que as suas necessidades de proteção não se tornem em tentativas de controlo, da sua parte ou dos outros. Por outro lado, pode proporcionar-lhe mais energia para alcançar os seus objetivos e coragem para sair da sua zona de conforto.

Poderá encontrar, neste site, artigos específicos sobre os trânsitos astrológicos acima mencionados.