Quantcast
FinançasNacionalSeguros

Seguro de saúde para bebés: Proteção essencial desde o início de vida

seguro de saúde para bebés

O seguro de saúde para bebé é um investimento crucial que todos os pais devem considerar. Saiba como pode proteger o seu filho com as soluções da EXS Seguros.

Bebé a caminho? Nesta fase da vida, é natural que a sua prioridade seja planear a chegada tranquila do novo membro da família. É também nesta etapa que muitos pais procuram um seguro de saúde para bebé que ajude a cobrir as futuras despesas de saúde.

noNos primeiros meses de vida, são muitos os planos de vacinação, exames e consultas de rotina. Caso prefira recorrer ao setor privado, e a um médico especialista, o custo destes procedimentos pode, facilmente, ultrapassar as centenas de euros. Por isso, é normal que pondere escolher um seguro que ofereça uma boa relação entre prémio e coberturas.

Para o ajudar, neste artigo, damos-lhe a conhecer as diferentes opções de seguro e respondemos às dúvidas mais frequentes sobre estes planos de saúde. Além disso,
explicamos como pode encontrar o melhor seguro de saúde para recém-nascidos.

Quais são as opções de cobertura de seguro para recém-nascidos?

Para a escolha de um seguro de saúde para recém-nascidos, é essencial que os pais ponderem cuidadosamente as escolhas disponíveis. É importante avaliar os riscos e benefícios e as limitações de cada solução antes de tomar uma decisão.

Diversas seguradoras oferecem soluções isoladas de seguro de saúde para bebés, permitindo aos pais negociar uma apólice personalizada às necessidades do recém- nascido. Essa opção é ideal para famílias que ainda não têm um seguro de saúde, mas desejam proteger o bebé. Paralelamente, é uma escolha adequada para pais que já possuem um plano de saúde mas querem oferecer coberturas mais abrangentes do que as suas, ao filho.

Além da solução isolada, os seguros de saúde para recém-nascidos podem ter várias modalidades, como:


Seguro de saúde familiar: ao incluir o seu filho no plano familiar, todos os membros do agregado familiar ficam protegidos de eventuais despesas de saúde;
Seguro de acidentes pessoais para crianças: este plano cobre despesas hospitalares e médicas em caso de acidentes, e despesas com invalidez, morte ou de repatriamento, caso o acidente ocorra fora de Portugal. Embora não seja um seguro de saúde direto, é possível adicionar coberturas que tornam esta solução vantajosa para crianças;
Seguro de responsabilidade civil familiar: esta opção visa proteger terceiros, caso a criança cause acidentalmente algum dano. O seguro cobre despesas com bens materiais e hospitalares.

Por sua vez, a EXS Seguros ajuda-o a obter um seguro de proteção infantil completo, reunindo as três opções anteriores. Esse plano abrangente garante o reembolso de despesas médicas, proteção em casos de invalidez permanente, pagamento de despesas relacionadas a salvamento e tratamento, bem como uma cobertura de responsabilidade civil, relativamente aos danos causados a terceiros.

Entenda as condições pré-existentes

Ao contratar o seguro de saúde, deve ler atentamente as cláusulas relacionadas com as doenças pré-existentes. Estas referem-se a problemas de saúde que a pessoa já possui antes de adquirir um seguro.

Assim, se o seu filho nascer com uma condição médica, será mais difícil ou dispendioso contratar um plano. Neste caso, as seguradoras podem impor exclusões adicionais ou até mesmo recusar a adesão perante um bebé que requer cuidados especiais ou prolongados.

Normalmente, as seguradoras não aceitam cobrir doenças pré-existentes, excluindo-as da cobertura. Contudo, se não forem expressamente excluídas no contrato, consideram-se seguras. O documento pode, ainda, indicar um período de carência, de até um ano, para a cobertura de doenças pré-existentes.

Conheça as vantagens do seguro de saúde para bebés

Os bebés podem adoecer e as crianças magoam-se com facilidade. Por isso, é essencial estarem protegidas com um seguro que garanta assistência médica e traga alguma tranquilidade financeira à família, em caso de imprevisto.

Além disso, através da EXS, pode garantir as vantagens do seguro de saúde para bebés como:

● Proteção dos 0 aos 24 anos;
● Reembolso de despesas médicas;
● Facilidade na marcação de exames médicos;
● Serviço personalizado com coberturas de assistência ao domicílio;
● Reforço de capital para despesas médicas relacionadas com doenças graves;
● Salvaguarda do orçamento familiar.

Ao contar com um seguro de saúde, tem a garantia de que a sua família está segura nos maiores momentos de necessidade.

Tudo o que precisa saber sobre o seguro de saúde para crianças

Conheça as respostas às perguntas mais frequentes sobre o seguro de saúde para bebés e garanta a proteção adequada do seu filho, desde o nascimento.

Posso incluir o bebé no seguro de saúde familiar?
Não só pode, como é aconselhável que o faça, caso já possua um seguro de saúde. Ao incluir o seu bebé no seguro de saúde familiar, ele terá acesso às mesmas condições e
proteções que os restantes membros cobertos pela apólice. Essa opção é também economicamente vantajosa, porque a entrada de novos membros no plano resulta na redução do valor do prémio por pessoa.

Qual é a idade máxima para incluir o bebé no seguro de saúde?
Não há uma idade mínima para adesão. O bebé pode ser incluído logo no primeiro dia de vida. Se a inclusão ocorrer nos primeiros 30 dias de vida, com pelo menos um dos pais como pessoa segurada, não há período de carência. A partir do primeiro mês, a inclusão do bebé no seguro não exige que um dos pais também esteja segurado, mas é necessário preencher um questionário de saúde.

Quando pode adicionar o bebé no seguro de saúde?
É recomendado comunicar o pedido de adesão logo após o parto. Assim, o bebé é imediatamente integrado na apólice, sem período de carência ou exclusões. Ou seja, o
recém-nascido estará coberto desde o primeiro momento, mesmo que seja diagnosticada uma doença à nascença.

Também é possível fazer uma pré-adesão do seguro de saúde para o bebé até a 26ª semana de gravidez, seguida de uma adesão definitiva até 30 dias após o nascimento. Assim, garante a cobertura de doenças ou malformações congénitas.

Quais são as exclusões comuns nos seguros para recém-nascidos?
Além das doenças pré-existentes, os seguros de saúde não cobrem:
● doenças infectocontagiosas;
● patologias resultantes, direta ou indiretamente, do vírus da imunodeficiência humana;
● perturbações nervosas e doenças de foro psiquiátrico, como terapia do sono;
● tratamentos relacionados com problemas de desenvolvimento físico, cognitivo, linguístico, de aprendizagem ou comportamentais, como dislexia, défice de atenção ou hiperatividade;
● transplante de órgãos ou medula;
● tratamentos estéticos, plásticos ou reconstrutivos e suas consequências, salvo que sejam necessários devido a doença ou acidente cobertos pelo seguro.
● tratamentos, cirurgia ou atos destinados à correção de doenças ou malformações congénitas.


Há que salientar que algumas destas exclusões podem ser revertidas se contratar uma cobertura adicional na apólice ou realizar uma pré-adesão (antes do
nascimento).

Qual é o melhor seguro de saúde para o bebé?
Um bom plano de saúde deve considerar as necessidades da criança e as possibilidades dos pais. O seguro tem de oferecer proteção contra um grande número de doenças,
flexibilidade na escolha da cobertura e extensa rede hospitalar para facilitar o acesso a tratamentos médicos. Para escolher o melhor seguro de saúde para o bebé, é importante:
● Compreender as necessidades de saúde do recém-nascido
● Conhecer a rede médica de Prestadores de saúde de cada solução
● Pesquisar e informar-se sobre as opções de seguro disponíveis no mercado;
● Avaliar as coberturas oferecidas por cada seguro.

Proteja o futuro do seu bebé através da EXS

Quando se trata de garantir a proteção e o bem-estar do seu bebé, a escolha do seguro é crucial. Na EXS Seguros, entendemos que cada família tem necessidades únicas, e é por isso que oferecemos soluções personalizadas à sua realidade, de forma a ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Ao trabalhar com uma extensa rede de seguradoras de renome em Portugal, como a MGEN, Fidelidade (Multicare), Zurich e Ageas (Médis), Tranquilidade e Asisa (AdvanceCare) e a Allianz, analisamos o seu perfil e apresentamos a proposta mais adequada e competitiva.

Os nossos consultores especializados estão prontos a ajudá-lo, oferecendo acompanhamento personalizado durante todo o processo. Não arrisque quando se trata
do bem-estar do seu recém-nascido. Entre em contato connosco, insira os seus dados e solicite uma simulação grátis do seguro.
Ao escolher o seguro de saúde através da EXS, está a garantir um melhor futuro para o seu bebé.

Related posts
CréditosFinançasNacional

Reserva de Imóvel: sabe o que é?

FinançasFinanças PessoaisNacional

Pagamento do IRS em prestações: Como e quem pode pedir?

FinançasFinanças PessoaisNacional

SPIN: a nova forma de transferir dinheiro com o número de telemóvel

CréditosFinançasFinanças PessoaisInvestimentosNacional

Tem até 35 anos e quer comprar casa?