Por Cláudia Matias.
Saturno transitou em Aquário (signo do qual é corregente), de 2020 a 2023, direcionando os esforços de análise, organização e regulamentação, ou revisão e reestruturação, sobretudo para as áreas da informação e comunicação, relações sociais e organizacionais, questões humanitárias, ciência e tecnologia; e colocando o foco do nosso sentido de dever na responsabilidade individual perante o coletivo.
No dia 7 de março, Saturno ingressa em Peixes, signo onde não está tão confortável, mas que lhe permite estabelecer uma relação mais fluente com Úrano (passando da quadratura para o sextil), o que possibilita que os processos de mudança avancem de forma mais progressiva e com menos resistência.
Em Peixes, Saturno fica sob a regência de Neptuno, que continua a transitar este mesmo signo. Embora Saturno e Neptuno só formem uma conjunção exata no signo seguinte (Carneiro), este trânsito por Peixes já tende a promover a dissolução de estruturas cristalizadas e limitadoras, bem como, a definição e concretização dos ideais representados por Neptuno em Peixes.
Assim, durante este trânsito, que se prolonga até 14 de fevereiro de 2026 (sendo interrompido, entre 25 de maio e 1 de setembro de 2025, com a primeira entrada de Saturno em Carneiro), podemos assistir à diluição de estruturas e sistemas (organizacionais, políticos, ou outros) rígidos ou autoritários, assentes no conceito de “dividir para reinar”, e substituição por estruturas baseadas na conexão entre as pessoas e na criação de sinergias; flexibilização ou dissipação de barreiras físicas, sociais e ideológicas que criam ou perpetuam desigualdades.
Com Saturno em Peixes, a nossa responsabilidade social coloca-se em relação a todos os seres humanos e demais seres vivos, nomeadamente em relação aos que sofrem, aos excluídos ou desprotegidos. É tempo de concretizar, de forma prática e organizada, os ideais de solidariedade, compassividade, pluralismo e inclusividade.
O aumento da nossa sensibilidade emocional perante a crua realidade pode tornar-se, por vezes, doloroso. A fé (seja numa religião, no propósito do universo, ou na própria Humanidade) tende a ser um aliado fundamental para podermos ajudar os outros, sem sermos destroçados pelo sofrimento, nem nos refugirmos no isolamento ou em ideais utópicos e ilusões.
O trânsito de Saturno em Peixes pode fazer com que mais pessoas procurem um maior contacto com a espiritualidade, ou a participação em causas sociais. Por tal, também é provável que as organizações e atividades nestes campos sejam mais sujeitas a escrutínio, no sentido de verificar a sua idoneidade.
Este ingresso ocorre em dia de Lua Cheia no eixo de Peixes-Virgem, na qual é enfatizada a dicotomia entre o espiritual e o material, o sonho e a realidade – dimensões que a passagem de Saturno em Peixes se propõe a religar.