
Palavras-chave para este mês: Interação, Adaptabilidade, Empatia
[Junho 2023] Por Cláudia Matias.
Úrano, em trânsito por Touro, tem feito quadratura ao Sol dos nativos de Aquário, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos entre 4 e 12 de fevereiro, sob a forma de eventos inesperados que testam a firmeza das suas ideias e a capacidade de lidar com a mudança. Se é o seu caso, este é um período para perceber se o caminho que segue corresponde àquilo em que profundamente acredita, ou se precisa de ultrapassar a fixidez e fazer mudanças para viver mais de acordo com a sua identidade.
Por outro lado, o desafio de regeneração da identidade, inerente à conjunção de Plutão com o Sol em Aquário dos nascidos até 21 de janeiro, pode ser reduzido a partir de 11 de junho, com o regresso de Plutão a Capricórnio.
O mês de junho começa com Mercúrio em Touro (signo em quadratura com Aquário), onde transita até dia 11, requerendo maior comedimento e pragmatismo na sua expressão, nomeadamente por volta de dia 4, quando Mercúrio faz conjunção com Úrano (um dos regentes de Aquário), o que tende a acelerar a sua mente.
Júpiter, igualmente em Touro, pode desafiá-lo a buscar a sua expansão pessoal mais em realizações concretas do que em ideias ou experiências; e propicia o aumento da fixidez das suas opiniões.
Enquanto Marte em Leão (signo oposto a Aquário) pode confrontá-lo(a) com objetivos opostos aos seus, que requerem um maior equilíbrio entre a afirmação da sua vontade e a recetividade às necessidades dos outros. E Vénus, também em Leão a partir de dia 5, pode levá-lo(a) a deparar-se com gostos, valores e formas de expressão afetiva contrários aos seus, que lhe pedem maior abertura e uma postura mais calorosa nas suas relações.
Por outro lado, o Sol em Gémeos (signo em trígono com Aquário), até dia 21, favorece a expressão das suas ideias e a interação com os outros, possibilitando maior flexibilidade nas suas conceções mentais. E Mercúrio em Gémeos, entre 11 e 27 de junho, favorece a sua capacidade de análise objetiva e o seu interesse por novos conhecimentos.
Saturno (corregente de Aquário) encontra-se em Peixes, tendendo a aumentar a sua sensibilidade perante a realidade exterior; e propondo-lhe que aplique o seu sentido de responsabilidade social e a sua capacidade de cooperação na concretização dos ideais de solidariedade, compassividade, pluralismo e inclusividade. No dia 17, Saturno entra em movimento retrógrado, pedindo-lhe que intercale o seu tempo de atividade com momentos de reflexão sobre esse tema.
Entre 15 e 19 de junho, Saturno recebe a quadratura de Mercúrio e o sextil de Júpiter, o que tende a aumentar a exigência na sua comunicação, enquanto lhe propõe uma maior abertura a novos valores, para que a sua expressão e atuação não seja condicionada por ideias excessivamente rígidas.
No dia 26, a quadratura de Marte a Úrano pode aumentar a sua impulsividade, pelo que, deve ter cuidado para evitar conflitos desnecessários.