Palavras-chave para este mês: Definição, Racionalidade, Recetividade emocional

[Dezembro 2023] Por Cláudia Matias.

O mês de dezembro começa com o Sol e Marte em Sagitário (signo em quadratura com Peixes). 

O Sol transita em Sagitário até dia 22 e Marte durante todo o mês, pelo que, podem ocorrer tensões entre o seu romantismo e o apelo de liberdade; entre as opiniões externas e a sua postura individual; e entre os seus objetivos e os dos outros. Tal pede-lhe que use a sua visão plural para compreender perspetivas diferentes, mas defina claramente quais os seus valores pessoais e a sua direção individual, mantendo-os como o seu farol, inclusive perante eventuais circunstâncias frustrantes.

Logo no dia 1, Mercúrio ingressa em Capricórnio (signo em sextil com Peixes), proporcionando-lhe maior pragmatismo, racionalidade e capacidade analítica, perante questões concretas.

Entre 4 e 29 de dezembro, Vénus transita em Escorpião (signo em trígono com Peixes), propiciando o contacto com a sua sensibilidade emocional e intuição, podendo intensificar os seus afetos e levá-lo(a) a procurar aprofundar as suas ligações emocionais. No dia 10, Vénus faz oposição Júpiter (um dos regentes de Peixes), colocando o foco na importância de permitir a renovação dos seus valores na interação com os outros.

Neptuno (o outro regente de Peixes) retoma o movimento direto no seu signo solar, no dia 6, apelando a que aplique os seus ideais no quotidiano, através da conjugação da empatia em relação aos outros com a análise objetiva das situações. Enquanto Saturno, também direto em Peixes, lhe proporciona a capacidade de ligar os seus sonhos com a realidade e de os concretizar, através do esforço pessoal. 

No dia 22, o Sol ingressa em Capricórnio, proporcionando-lhe maior disciplina e objetividade; e a possibilidade de analisar se os seus objetivos de realização exterior refletem a sua essência interior.

Mercúrio retrógrado volta a Sagitário, no dia 23, pelo que, podem, novamente, surgir tensões entre as suas ideias e as dos outros, que o(a) desafiam a assumir a sua posição pessoal sobre as questões e a analisar a capacidade de síntese e o foco da sua comunicação. 

Entre 27 e 28 de dezembro, Neptuno recebe quadraturas de Mercúrio e Marte, o que requer cuidado para não investir a sua energia em ideias pouco claras ou irrealistas.

Importa lembrar que, às influências referidas nesta análise, podem sobrepor-se os efeitos de outros trânsitos de longo prazo. No que respeita ao Sol dos nativos de Peixes, destaca-se a conjunção de Neptuno, que, no segundo semestre de 2023, tende a ser sentida sobretudo pelos nascidos entre 16 e 18 de março, ampliando a sua necessidade de identificação emocional com os outros. 

Se é o seu caso, pode sentir alguma dificuldade em expressar a sua identidade e vontade pessoal, fadiga ou desapontamento consigo próprio(a) – procure equilibrar melhor as suas atividades com períodos de descanso e aceite o momento, pois este visa aumentar a sua sensibilidade aos outros e a consciência da interligação entre todos os seres, permitindo-lhe assim harmonizar melhor a integração no coletivo com a expressão individual.

Poderá encontrar, neste site, artigos específicos sobre os trânsitos astrológicos acima mencionados.