Sentes que o combustível anda a “queimar” muito depressa? Ora, aqui oferecemos-te algumas dicas para poupares mais combustível e promoveres uma melhor economia na estrada.
Verifica a pressão dos pneus
Verificar a pressão dos pneus devia ser um hábito em primeiro lugar, mas, no que toca a melhorar a economia na estrada, circular com uma pressão muito baixa pode custar muito em combustível, visto que o atrito aumenta e o motor tem de gastar mais para mover o carro.
Antes de ires de férias, dado que é uma altura conhecida por “trazer” peso na bagageira, sobe a pressão dos pneus.
Sê inteligente com a caixa de velocidades
Usar corretamente a caixa de velocidades faz a diferença no que toca a economizar combustível. Deves sempre procurar circular na mudança correta, isto é, a mais alta possível para as condições de tráfego, sem puxar muito pelo motor.
Vai a pé!
Uma ótima forma de poupar combustível é, simplesmente, andar mais vezes a pé! Da próxima vez que tiveres de realizar um percurso mais pequeno, põe a hipótese de o percorreres sem automóvel.
Na verdade, em trajetos mais curtos, o catalisador e o motor do veículo não têm tempo para aquecer até à temperatura ideal de circulação, pelo que, no caso do primeiro, não é tão eficiente a limpar os gases de escape, e no caso do segundo, o óleo está também mais frio e viscoso, o que aumenta o esforço que o motor tem de fazer.
Tem em atenção o peso
Tens algum objeto inútil no carro ou tendes a carregar peso a mais na viatura? Pode parecer estranho, mas ao aligeirares a carga no teu carro, podes estar a promover uma melhor economia na estrada. Um pouco de arrumação ou peso a menos pode fazer a diferença na conta no final do mês!
A climatização faz a diferença!
O ar condicionado é um “bem essencial” no nosso veículo, especialmente tendo em consideração a temperatura que nos traz o verão português. No entanto, muitas vezes habituamo-nos a aquecer ou arrefecer o carro com recurso a ar condicionado em dias em que o tempo não se encontra assim tão “chato”. Vermo-nos livres deste hábito pode-nos poupar muito dinheiro em combustível. O mesmo se aplica aos vidros abertos, visto que pioram a eficiência aerodinâmica do veículo, o que significa maior consumo.