Quantcast
CréditosFinançasInvestimentos

Como consultar o mapa de Respondabilidades do Banco de Portugal

Mapas de responsabilidades

Como consultar o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?

Quando nos surge uma possibilidade de financiamento irrecusável ou aparece uma despesa inesperada que temos de saldar e a nossa carteira não ajuda, é normal partirmos para um pedido de crédito pessoal ou contratualização de um cartão de crédito, contudo, nestes casos, há que ter em atenção o nosso Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal.

E porquê o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal? É o que lhe vamos ajudar a perceber a partir de agora.

O que é o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?

De cada vez que pedimos um crédito, toda a informação relacionada com o contrato e pagamentos efetuados ou não ficam registados.

Esse registo chama-se Mapa de Responsabilidades de Crédito e é assim uma espécie de cadastro dos créditos de cada contribuinte, particular ou coletivo, cuja informação é constantemente atualizada com a transmissão obrigatória de novos dados pelas instituições financeiras ao Banco de Portugal.

Como consultar o Mapa de Responsabilidades no Banco de Portugal: particulares

No caso de ser um contribuinte particular, para consultar o Mapa de Responsabilidades no Banco de Portugal deve seguir os seguintes passos:

Passo 1: Aceda à página da CRC, no site do Banco de Portugal;

Passo 2: Selecione o período temporal desejado;

Passo 3: Aceite os termos de acesso e carregue em “autenticar e obter mapa”;

Passo 4: Na nova página, faça a autenticação com o cartão de cidadão (o que requer leitor de cartões, software adequado e pin de autenticação) ou com o número de contribuinte e senha de acesso ao Portal das Finanças;

O sistema gera um documento PDF, que é descarregado automaticamente para o seu computador e do qual consta a sua situação de créditos, os produtos contratados, os prazos, os montantes, os cartões de crédito que possui ou as eventuais garantias associadas, etc. Mesmo que tenha um cartão de crédito que não utiliza, este vai aparecer no seu mapa de responsabilidades.

Como consultar o Mapa de Responsabilidades no Banco de Portugal: empresas

Caso se trate de um contribuinte coletivo, a consulta do Mapa de Responsabilidades é simplificada, o que significa que basta-lhe fazer uso das suas credenciais de acesso ao Portal das Finanças (o n.º de contribuinte e a senha).

Passos a dar para consultar o cadastro da empresa no Banco de Portugal:

Passo 1: Selecione a área de “Empresas” seguido de “Central de Responsabilidades de Crédito”.

Para além do meio online, a sua empresa também pode fazer um pedido presencial ou obter informação sobre o seu historial de crédito diretamente nos balcões de atendimento do Banco de Portugal. Após o pedido, o Banco de Portugal irá fornecer-lhe um mapa com o historial dos seus créditos correntes com os nomes das entidades financeiras com que está envolvido, os produtos contratados, os prazos, os montantes, os cartões de crédito que possui, as eventuais garantias associadas e declarações de insolvência.

Formas de retirar o seu nome ou o nome da sua empresa da “lista negra” do Banco de Portugal

Quando não cumpriu com os seus contratos de crédito, o seu nome vai para uma lista de incumpridores ou “lista negra” do Banco de Portugal. Para deixar de fazer parte desta lista, deve:

a) Regularizar a dívida;

b) Renegociar a dívida;

c) Pedir insolvência.

Related posts
CréditosFinançasNacional

Reserva de Imóvel: sabe o que é?

FinançasFinanças PessoaisNacional

Pagamento do IRS em prestações: Como e quem pode pedir?

FinançasFinanças PessoaisNacional

SPIN: a nova forma de transferir dinheiro com o número de telemóvel

CréditosFinançasFinanças PessoaisInvestimentosNacional

Tem até 35 anos e quer comprar casa?