Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

Como evitar o excesso de peso infantil?

Obesidade infantil

Neste artigo, damos algumas dicas para que aprendas a lidar e a evitar o excesso de peso infantil, de forma a proteger os mais novos.

A obesidade infantil é um problema de dimensões bastante significativas nos dias que correm. Na verdade, a Organização Mundial de Saúde classifica este problema como um dos mais sérios desafios de saúde pública deste século e, com isso em mente, ajudamos-te a lutar contra esta condição, oferecendo-te algumas dicas!

Em primeiro lugar, deves sempre procurar ser um bom exemplo. Os mais novos tendem a replicar o que os adultos mais próximos fazem, por isso, se quiseres que a criança desenvolva hábitos alimentares mais saudáveis, terás de “liderar” por exemplo! Vegetais, frutas e cereais integrais, bem como peixe e carne branca, são ótimas opções.

Uma ótima forma de combater o excesso de peso infantil é reduzir ou controlar bem as porções. Está atento/a e verifica se a criança como tudo à hora da refeição. Se não conseguir, não insistas e procura antes fornecer uma menor quantidade de comida.

No caso de uma criança que já tenha uma maior autonomia na altura de escolher o que vai comer, é importante que tenha alimentos saudáveis à mão. Por exemplo, alimentos para serem consumidos entre refeições, como uma peça de fruta ou pequenos snacks saudáveis, como cenoura crua, frutos secos ou até iogurte natural sem açúcar.

E na altura de ir para escola? Ora uma boa maneira de controlar o peso da criança é “tomar conta” da lancheira! Peças ou purés de fruta, pão e bolachas integrais, iogurte sem açúcar, embalagens de frutos secos, entre outras opções, são alguns dos alimentos que podes deixar na lancheira. Podes sempre permitir uma pequena “batota”, para que a criança não se aborreça ou faça frete a comer o lanche.

Mas existem certos momentos em que não vais poder controlar a alimentação do/a miúdo/a. Nestes casos, a melhor forma de evitar o excesso de peso infantil é ter uma conversa aberta e informativa sobre hábitos alimentares saudáveis. Referir que comidas devem estar mais presentes na alimentação da criança e que alimentos deve consumir apenas de forma esporádica.

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Baixas médicas: o que muda em 2024?

FitnessNutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Sal: benefícios, cuidados a ter e alternativas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Amigdalite e adenoidite: quais as diferenças?

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Reforçar o sistema imunitário no Inverno com 5 alimentos