O ar condicionado é certamente o teu melhor amigo nos dias de calor, principalmente quando temos de ir para casa no final do dia, está um calor absurdo lá fora, o carro ficou ao sol e temos que seguir viagem…. Que calor dos infernos, não é verdade?
Pois bem, para além das dicas que te deixamos sobre como conduzir com calor, é importante haver uma manutenção do ar condicionado no veículo com regularidade e certificarmo-nos que temos ar fresco e limpo no interior da viatura, principalmente no verão.
Para isso, não devemos descuidar da manutenção, que deve ser feita regularmente para que funcione de modo eficaz e que seja seguro para a nossa saúde.
Damos-te algumas dicas que deves ter em conta para prolongar a vida do ar condicionado do teu carro:
Limpeza do AC
Já te aconteceu viajares com um cheiro desagradável através do sistema de climatização? O problema está na limpeza, mas o mais problemático não é só o mau cheiro, mas sim os ácaros e bactérias que advém da falta de limpeza do circuito de climatização. Evita problemas alérgicos com a higiene do teu carro.
1. Filtro do habitáculo desinfetado
Certifica-te que está limpo e desimpedido de sujidade, folhas e insetos mortos. O lixo que se acumula no recétaculo, juntamente com água da chuva, pode deixar este filtro obstruído e entrar em decomposição que juntamente com a humidade, acaba por contaminar o habitáculo com bactérias. Este filtro deve ser trocado regularmente para garantir o ar mais fresco, puro e limpo.
2. Condutas limpas
É fácil e podes fazê-lo em casa. A limpeza das condutas do ar condicionado e da ventilação é uma forma simples de eliminar maus cheiros. Para isso podes comprar os produtos à venda nas lojas de artigos para automóveis, colocar o produto na saída de ventilação que irá circular pelas condutas. Estas ficarão limpas e higienizadas, eliminando as bactérias! Simples, não é?!
3. Evaporador higienizado
No bloco de ventilação está o evaporador, com duas funções: arrefecer e desumidificar o ar que entra no habitáculo. Uma vez que pode ficar cheio de poeiras e outras partículas do ar, em contacto com a humidade das chuvas, pode libertar maus cheiros e consequentemente a existência de bactérias! É hora de limpar o carro a fundo e evitar problemas alérgicos e de saúde.
4. Carregar o A/C
O carregamento do ar condicionado pode ser feito numa oficina e ronda os 40€. Com a utilização frequente do ar condicionado, este começa a perder a eficácia e precisa de ser recarregado com o gás – o R134a. O carregamento do ar condicionado é outra forma de evitar um habitáculo com fungos e bactérias.
5. Limpeza do veículo
Por último, mas não menos importante, é a limpeza do carro, por dentro e por fora.
Através de um aparelho chamado “ozonator” – disponível em oficinas e lojas de artigos para automóveis – é colocado dentro do carro e é libertado ozono à proporção das dimensões do habitáculo. Desta forma, o ozono vai eliminar odores, bactérias e fungos e permitir que esteja higienizado e desinfectado.
Sabias que…Para prolongar a vida do ar condicionado, é importante que ele funcione pelo menos 10 a 15 minutos por mês, mesmo no inverno?
A limpeza do ar condicionado deve ser feita regularmente, não só para garantir ar fresco no carro durante o verão, mas para garantir a efetiva desintegração do pára-brisa no inverno, mantendo assim um interior livre de maus cheiros e limpo.
O teu carro vai agradecer e as tuas alergias também!