Quantcast
LifestyleSustentabilidade

Upcycling – Criação sem limites

upcycling

Cada vez mais popular graças à aparição das criações únicas que vão circulando nas redes sociais, o upcycling tem ganho outra dimensão na vida quotidiana, e embora muitos já estejam familiarizados com a reciclagem, o upcycling vem dar uma nova abordagem aos materiais reciclados e uma nova forma de sustentabilidade.
E tu, já começaste a adotar uma vida mais sustentável? Vê aqui as nossas dicas e começa hoje mesmo a fazer a diferença!

Mas afinal o que é o upcycling?

Já ouviste falar neste conceito? O upcycling é a reciclagem, reutilização ou recuperação de um objeto para um novo fim. É caso para dizer que nada se perde, tudo se transforma!
O que é velho torna-se novo e original e essa tem sido a aposta de vários artistas!
O upcycling faz parte de uma das iniciativas de reciclagem para serem adotadas mais práticas de uma vida mais sustentável e de evitar a compra de produtos em massa. Reutilizar e criar é o que está a dar!

Como podemos fazer upcycling?

Neste caso a arte não tem fim. Podes recorrer ao uso de peças de artesanato, roupa ou bricolage e simplesmente criar sem limites. 

Mas e como podemos ajudar o planeta?

1. Minimizar o consumo de recursos

Ao reciclar, reutilizar e recuperar, estamos a reduzir a necessidade de consumir recursos naturais.

2. Diminuir o número de aterros sanitários

Com o upcycling, os produtos podem ser transformados em artigos que duram mais tempo e impedir que estes entrem em grande escala nos aterros sanitários, causando um impacto muito negativo no ambiente. 

3. Diminuir as emissões de Carbono

As elevadas emissões de carbono são um dos problemas do nosso planeta. Ao fazermos upcycling, estamos a reduzir os processos de fabricação em massa e a reduzir as emissões de carbono. Esta é uma forma muito significativa de ajudar o planeta. 

Artista Português – método upcycling

Um dos artistas portugueses mais conhecidos que põe em prático o Upcycling na sua arte é Bordalo II, como é conhecido. De nome Artur Bordalo, o artista plástico limpa o mundo através da arte, e tornou-se conhecido pelas suas esculturas feitas com recurso a lixo e desperdício, que se transformam em animais. Bordalo II tem trabalhos espalhados em Portugal e por todo o mundo.
A sua preocupação com o meio ambiente e com a escassez de recursos traduz-se na forma de arte em que se exprime, recorrendo a ​​peças de automóveis, lixo tecnológico, contentores partidos, móveis entre muitos outros, para dar vida às suas obras primas e representando muitas vezes, animais em extinção.
Esperemos que já tenhas tido a oportunidade de observar uma destas peças, são fantásticas.

E tu, vais começar a praticar upcycling na tua vida? Há tantas coisas giras que podes fazer em casa e ajudar assim o planeta!

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Estratégias para uma limpeza eficaz da placa de indução 

Casa & DecoraçãoLifestyle

8 dicas de Feng Shui para um quarto equilibrado

Casa & DecoraçãoLifestyle

Oosouji: o método japonês para limpar a casa

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como remodelar a cozinha sem obras?