Quantcast
Cultura & ViagensPodcasts

Melhores podcasts em português de 2023

Melhores podcasts em português de 2023

Estás à procura de podcasts interessantes para ouvir enquanto estás no metro, a trabalhar ou a fazer qualquer outra coisa? Então não te preocupes mais, o festival PODES nomeou os melhores podcasts em português de 2023. Fica a par!

O festival PODES, que se dedica à promoção da liberdade de expressão e dos direitos humanos, realizou-se a 18 de novembro de 2023, em Lisboa. Na ocasião, foram atribuídos os Prémios Podes 2023, que distinguem os melhores podcasts em português do ano.

O que é o Festival PODES?

O PODES é o primeiro e único festival de podcasts em Portugal e regressou para a sua quinta edição em 2023. Desde 2019, tem como missão promover, reconhecer e celebrar os podcasts portugueses e quem os faz, com sessões ao vivo, formação, discussões e prémios para os melhores podcasts. 

Esta edição focou-se no desenvolvimento de competências e na discussão sobre a situação dos podcasts e de quem os faz em Portugal, sendo a primeira vez em que o programa não incluiu a gravação de podcasts ao vivo com audiência. 

Como é tradição, o encontro terminou com a entrega dos Prémios PODES, na cerimónia anual que celebra e reconhece os podcasts em português. Todo o festival teve lugar no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, parceiro do PODES 2023.

Melhores podcasts em português de 2023

O podcast do ano é decidido pelos membros do júri de entre os vencedores de todas as categorias. O vencedor do Podcast do ano foi o Fumaça, um podcast de humor sobre política brasileira. 

Fumaça

O podcast, apresentado por Pedro Doria e Caio Blinder, conquistou o júri com a sua abordagem irreverente e bem humorada dos bastidores da política brasileira.

Vencendo tanto o Prémio ISEG de Política, Economia e Informação, como o prémio de Questões Sociais do PODES, o Fumaça é um podcast de jornalismo de investigação independente, progressista e dissidente, fundado em 2016. 

Produzem essencialmente documentários episódicos em áudio, com verificação de fatos frase a frase, sonoplastia e banda-sonora original.

Azul

O podcast Azul é um podcast português sobre sustentabilidade, que arrecadou o prémio de Ciência, tecnologia e educação do PODES. É produzido pelo jornal Público e apresentado por Aline Flor e Nicolau Ferreira, dois jornalistas especializados na área. 

Com episódios de cerca de 30 minutos de duração, o podcast disponibiliza episódios todas as semanas sobre vários temas como o clima, os oceanos, a poluição e a sustentabilidade.

Dominó

O podcast Dominó é um podcast português sobre crimes reais que tiveram lugar em Portugal. Este podcast produzido pela AMC Crime, procura contar as histórias de crimes reais de uma forma envolvente e informativa, por isso não é de estranhar que arrecadasse o prémio de melhor narrativa. 

Os episódios são narrados por uma jornalista especializada em crime, Rita Camarneiro e conta com a participação de convidados como ex-agentes da polícia judiciária, psicólogos e jornalistas. 

Ponto de Desemcontro FNAC

Na categoria de entrevista, o vencedor foi O Ponto de Desencontro FNAC. Com o propósito de promover o debate e a reflexão sobre temas variados, desde cultura e sociedade a política e atualidade, este podcast é apresentado por Hugo van der Ding.

O podcast é produzido pela FNAC Portugal e os seus epidódios têm cerca de uma hora de duração, sendo publicados todas as semanas.

Kológica

Nos podcast de lifestyle, destacou-se o Kológica, que tem sido elogiado pela sua capacidade de inspirar os ouvistes a adotar um estilo de vida mais positivo.

Nos episódios do podcast, Vera Kolodzig, atriz e apresentadora portuguesa, partilha a sua visão sobre o bem-estar e aborda temas como a positividade, a gestão do stress e a importância de viver o presente. Os episódios também têm uma periodicidade semanal e uma duração de cerca de 30 minutos.

Geekices do Demo

Vencedor da categoria de Jogos e Passatempos, este podcast trata dos temas de interesse da cultura geek, como filmes, séries, videojogos, banda desenhada, anime, entre outros; desde um ponto de vista feminino. 

Apresentado por Corina e Nights, duas mulheres apaixonadas pela cultura geek, o Geekices do Demo é um podcast divertido onde as duas apresentadoras fornecem factos interessantes sobre os filmes, partilham as suas opiniões sobre eles e discutem o seu impacto na cultura geek.

Humor à Primeira Vista

Tal como o nome indica, é um podcast focado no humor, mais especificamente no humor português, que venceu o prémio de humor. Tudo muito humorístico.
Apresentado por Gustavo Carvalho, o Humor à Primeira Vista, para além de incluir sketches e piadas, conta com várias entrevistas a humoristas do panorama português, discutindo as suas carreiras, decisões, aspirações e opiniões sobre o humor.

Matraquilhos

Na categoria de Desporto, foi o podcast Matraquilhos que levou a vitória. Este podcast é focado no desporto-rei — o futebol — tanto na história do futebol e nos seus momentos e jogadores icónicos, como na análise tática das equipas. 

É apresentado por Manuel Neves e Rui Silva, dois entusiastas do futebol, e os episódios têm uma duração média de cerca de 1 hora.

Sala Azul

O Sala Azul é um podcast apresentado por Sérgio Pires e Susana Rodrigues, dois jornalistas e críticos de cinema. 

O podcast que venceu na categoria de Cinema e Televisão, explora diversos temas relacionados ao cinema, como filmes, séries, festivais e críticas.

Vale a Pena

Este podcast apresentado por Mariana Alvim, uma jornalista cultural, foi reconhecido como melhor podcast de Arte e Cultura de 2023. Explora diversos temas relacionados com a literatura, focando-se nos livros e autores portugueses. 

Em vários episódios, a apresentadora entrevista escritores portugueses, tradutores e críticos literários.

Primeira Linha

Primeira Linha venceu o prémio Vozes da PODES. Este é um prémio especial que reconhece podcasts que promovam inclusão e diversidade, nas temáticas que abordam e/ou nas pessoas envolvidas como protagonistas, convidadas ou participantes na produção do podcast.

O Primeira Linha é um podcast apresentado por André Carrilho e João Miguel Tavares, que aborda temas como a política portuguesa, as eleições, as políticas públicas e a história. Além disso, é conhecido pela sua abordagem crítica e independente, e pela qualidade das suas análises.

Related posts
Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera

Cultura & ViagensViagens

15 regiões mais bonitas de Portugal: para fugir às grandes cidades

CinemaCultura & ViagensFilmes

Salas de cinema: Estreias de fevereiro de 2024

CinemaCultura & ViagensFilmesSéries

Lançamentos nas plataformas de streaming para 2024