Quantcast
Cultura & ViagensTecnologia

Transformação Tecnológica: tendências para 2024

Transformação Tecnológica: tendências para 2024

O ano de 2023 está prestes a terminar, mas a transformação tecnológica não pára e já existem algumas principais tendências para 2024 nesta área.

O presente ano foi marcado pela implementação mais generalizada da inteligência artificial em vários setores e com um mais fácil acesso ao utilizador comum (por exemplo: ChatGPT gratuito) e com isso vieram também alguns desafios não só a nível de segurança como também privacidade e regulamentação da utilização da IA. 

No seguimento desta inovação tecnológica está previsto que em 2024, a mesma continue a ser implementada, regulamentada e democratizada por forma a que seja possível um uso mais eficiente e seguro da IA na vida de cada um de nós e também por parte das empresas.

Além da contínua evolução da IA, a transformação tecnológica também passará por uma maior conectividade entre diferentes formas e forças de trabalho, um aumento de clientes máquinas, um reforço na tecnologia sustentável e um desenvolvimento da tecnologia quântica. 

Exploraremos então brevemente alguns destes 5 tópicos que farão parte da transformação tecnológica para 2024.

Inteligência artificial democratizada e regulamentada

A IA generativa (GenAI) está a ser amplamente democratizada através da convergência de modelos pré-programados (cloud systems e código aberto) permitindo assim a sua utilização por parte de trabalhadores de qualquer parte do mundo.

Assim, em 2024, está previsto que mais de 80% das empresas utilizem APIs e modelos de GenAI nos seus modelos de negócio, contrastando com apenas 5% do início de 2023.

Com esta democratização de acesso à IA, a necessidade da Gestão de Confiança, Risco e Segurança da IA (AI Trust, Risk and Security Management – TRiSM) torna-se ainda mais urgente e imediata para que os modelos de inteligência artificial possam ter barreiras de proteção ao nível dos dados que utiliza e recolhe, bem como a monitorização do próprio modelo de inteligência artificial.

Está previsto que até 2026, as organizações que apliquem algum tipo de controle baseado no IA TRiSM, aumentem a precisão das suas tomadas de decisão, ao mesmo tempo que eliminam até 80% das informações defeituosas e ilegítimas.

Maior conectividade

Tudo hoje em dia está interconectado e com esse aumento de conexões e ligações entre dispositivos e os seus utilizadores, existem também riscos de segurança e privacidade.

É por isso que os governos estarão ainda mais dispostos a gerenciar e regulamentar de forma mais eficaz padrões de segurança cibernética, para que os sistemas e os seus utilizadores possam estar ainda mais protegidos de ameaças, fraudes, roubo de dados privados, entre outros riscos que são inerentes a uma constante transformação tecnológica.

Aumento de clientes-máquina

se ainda não tinhas ouvido falar, deixamos-te esta novidade para 2024. Os clientes-máquina (ou custobots), são figuras não humanas capazes de negociar e adquirir de forma autónoma bens e serviços em troca de um pagamento.

Está previsto que até 2028 existirão 15 mil milhões de produtos com potencial para agirem como clientes.

Tecnologia sustentável

A utilização de tecnologias como a IA, criptomoeda, a Internet das Coisas (IoT) e clouds está a gerar preocupações a nível de consumo de energia e impactos ambientais.

Por esta razão, a transformação tecnológica passará também por aumentar e potenciar estruturas com soluções digitais que criem menos impacto ambiental e utilizem a tecnologia de forma mais eficiente, circular e sustentável.

Desenvolvimento da Computação Quântica

Durante muitos anos a computação quântica foi vista como algo etéreo, no entanto nos últimos anos tem vindo a ganhar força e a materializar-se em desenvolvimentos palpáveis. A computação quântica tem vindo a ganhar maior capacidade de processar e armazenar informações a velocidades inimagináveis, podendo desta forma solucionar problemas e desafios, que hoje em dia achamos complexos.

Através de grandes investimentos governamentais e industriais, espera-se um avanço mais rápido em termos de hardware e software relacionados com esta área, bem como o crescimento de riscos e dilemas éticos associados ao uso desta tecnologia de ponta, aos quais os governos terão que estar atentos e regulamentar o seu uso de forma segura.

Além destas 5 tendências de transformação tecnológica, estão previstas outras tantas que já começaram este ano de 2023 e por certo, outras tantas que surgirão durante o ano de 2024 conforme a tecnologia for avançando cada vez mais.

Related posts
CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo

CinemaCultura & ViagensSériesTelevisão

Séries para ver em março 2024

Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera