Início » Finanças » Open Banking: apps para agregar contas bancárias
Finanças Finanças Pessoais

Open Banking: apps para agregar contas bancárias

open banking
Tem contas bancárias em diversos bancos e gostava de agregar toda a sua informação bancária numa só app? Saiba mais sobre Open banking aqui.

Se tem contas bancárias em diversos bancos e está cansado de ter que fazer o download de uma app diferente para poder consultar os seus dados financeiros, o open banking pode ser a solução que procura.

Através da tecnologia open banking torna-se possível aceder a todas as suas contas, ainda que de bancos diferentes, com uma simples aplicação e sem ter que recorrer ao homebanking de cada uma delas. Venha conhecer esta inovadora tecnologia digital!

O que é o Open Banking?

Como já fomos aflorando nos parágrafos anteriores, o open banking, na prática, é uma tecnologia que agrega todas as informações das diversas instituições financeiras em que o cliente tem contas bancárias numa só aplicação.

Algo como verificar o saldo disponível, consultar movimentos de conta, receber notificações de pagamentos ou fazer transferências torna-se, assim, com o recurso open banking, uma tarefa muito mais simples do que ter uma aplicação para cada conta.

Para além do conforto e simplicidade de ter todas as suas contas num única aplicação, esta tecnologia permite que ainda que faça pagamentos de serviços nas páginas dos próprios fornecedores que desta disponham sem ter de aceder ao homebanking, organize de forma automática todas os movimentos de despesas em categorias (ex: alimentação, combustível, transportes, saúde, compras, etc.) e associe um site de comparação de preços que o poderá aconselhar a comprar alguns produtos ou serviços por preços mais acessíveis.

Como funciona o Open Banking?

O funcionamento do open banking baseia-se na tecnologia API (Application Programming Interface) que, sinteticamente, é a responsável pela disponibilização dos seus dados bancários a outros bancos ou prestadores de serviços de pagamento não-bancários, para que estes tenham acesso às suas informações em tempo real.

Por exemplo, está a comprar um livro numa loja online e essa loja faz parte das entidades autorizadas do open banking. Aquando do pagamento, a loja irá ter acesso às suas informações bancárias para que possa pagar diretamente no site sem ter de ir ao homebanking ou à app do seu banco.

Contudo, todas as instituições ligadas ao open banking necessitam da sua autorização para que possam aceder aos seus dados, uma autorização que carece de renovação periódica e pode ser cancelada por si a qualquer momento.

Continuando na área da segurança, convém que, antes de instalar uma das muitas apps de open banking presentes no mercado financeiro português, consulte a lista do Banco de Portugal para confirmar quais as entidades que são seguras, pois só estas é que oferecem proteção contra fraudes.

Exemplos de apps para agregar contas bancárias presentes no mercado português

Depois de explicado em que é consiste e como funciona o open banking, deixamos-lhe com algumas das apps para agregar contas bancárias que pode encontrar no mercado financeiro português:

  • App Unido do banco Wizink: o Unido é uma app do WiZink Bank que permite a junção de diversas contas bancárias e cartões de crédito. Para além de todas as vantagens que já enunciamos acima, esta é a única app que permite associar os seus cartões de crédito de várias entidades.
  • App Dabox da Caixa Geral de Depósitos: qualquer português maior de 18 anos e com NIF válido pode dispor desta app de open banking da CGD cuja principal vantagem é a definição de limites para organizar e controlar melhor as despesas.
  • Lydia App: além de controlar todas as contas bancárias; pagar com o Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay; pagamentos por código QR; ou enviar pagamentos aos amigos através de SMS ou e-mail, a Lydia App permite ainda ter um cartão associado a todas as contas, cartões virtuais e um IBAN único.
  • BPI App: através desta app do BPI, pode consultar e gerir de forma imediata as suas contas, cartões, poupanças e investimentos neste banco, bem como associar as contas de outros bancos e fazer a transferências dessas contas.
  • App Millennium: para além de dar aos clientes Millennium o acesso às suas contas no banco e movimentar o seu património financeiro, esta app tem uma opção que permite associar contas de 17 outros bancos aderentes à solução SIBS API Market.

 

Publicidade

Publicidade