Apesar de a taxa de inflação estar a baixar, a verdade é que continua a ser difícil vislumbrar alguma poupança no Natal que está aí a bater à porta, especialmente quando produtos como o indispensável azeite estão mais caros do que nunca.
Ainda que seja difícil fazer algum tipo de poupança no Natal, tal não é impossível, como poderá perceber se seguir as dicas para organizar as suas compras na época natalícia que se aproxima. Venha daí!
Dicas para organizar as compras e poupar no Natal
• Faça um orçamento e não o ultrapasse
A melhor forma de se conter nos gastos e dinamizar a poupança no Natal é, sem sombra de dúvidas, elaborar um orçamento (a poupança gosta de limites) e não o ultrapassar.
Coloque um teto máximo aos gastos com prendas e perceba se faz mesmo sentido comprar mais um chocolate ou bacalhau porque se há algo que acaba por sobrar no pós-Natal é a comida.
• Não utilize o subsídio de Natal para comprar prendas
A tentação de gastar o subsídio de Natal em compras é grande, mas tente não o fazer e, ao invés, poupá-lo para um investimento ou para criar um fundo de emergência.
Caso lhe seja impossível guardar este dinheiro, faça uma gestão criteriosa de onde o vai gastar.
• Compre com antecedência
Brinquedos, bacalhau, azeite, bebidas e frutos secos devem ser comprados com antecedência, já que todos estes produtos acabam por sofrer um aumento significativo de preços na época natalícia, algo que agrava a inflação que se faz sentir.
• Não faça compras por impulso
Esta dica não se destina apenas ao Natal, mas a todo o ano. As compras por impulso levam-no a gastar o que não tem em coisas de que não precisa e que, muitas vezes, acaba por não utilizar.
Assim, evite deixar-se embalar na canção dos anunciantes e das promoções, pois muitas delas não o vão fazer poupar nada. Se puder, compre eletrodomésticos ou roupa depois da época natalícia.
• Compare os preços dos produtos alimentares/prendas
Para estimular a sua taxa de poupança no Natal, pare e compare preços de produtos alimentares e prendas em vários estabelecimentos comerciais.
No caso das prendas, dê asas à imaginação e pense em algo criativo e que vá ao encontro das expetativas do destinatário. Se for especialmente dotado para os trabalhos manuais, tente fazer você mesmo as prendas.
• Concentre a compra das prendas
Para evitar gastos desnecessários de combustível e horas perdidas no trânsito, tente concentrar a compra das prendas e produtos alimentares num mesmo espaço comercial.
• Controle os gastos com o cartão de crédito
Apesar de, em diversas ocasiões, o cartão de crédito ser um precioso auxiliar das nossas compras, na época natalícia tente deixá-lo mais vezes em casa, uma vez que trazê-lo na carteira enquanto faz as suas compras pode aumentar o risco de compras por impulso e descontrolo dos gastos.
Sempre que possível, faça as suas compras de Natal com dinheiro físico e estipule um valor máximo.