Início » Finanças » Sabe como comprar casa sem entrada?
Finanças Nacional

Sabe como comprar casa sem entrada?

comprar casa sem entrada
comprar casa sem entrada
Existem alternativas que lhe vão permitir obter um financiamento a 100% para a compra da casa e, deste modo, não ter que pagar um montante de entrada.

Sabe como comprar casa sem entrada? Não? Então este artigo é para si.

É consensual que a maior parte das pessoas que não tem liquidez para darem o valor de entrada para uma habitação requerido geralmente pelas instituições bancárias, mas existem alternativas que lhe vão permitir obter um financiamento a 100% para a compra de casa e, deste modo, não ter que pagar um montante de entrada.

Como comprar casa sem entrada?

Quem pretende comprar casa sem entrada, tem ao seu dispor uma série de alternativas que o permitem fazer sem grandes dificuldades.

Entre elas contam-se:

  • Casas de retoma de bancos

Por norma, quem compra uma casa pertencente ao banco vai beneficiar de condições de venda muito mais vantajosas do que as casas no mercado dito ‘normal’ em que, por exemplo, se inclui o financiamento da casa a 100% e a oferta dos custos de avaliação, escritura e outras burocracias.

  • Intermediários de créditos

Na prática, os intermediários de crédito são instituições que fazem a ponte entre os bancos e quem quer vender a sua casa. Assim, por uma determinada comissão, estas instituições conseguem negociar as melhores condições de crédito para o cliente, entre as quais está a percentagem de valor financiado.

  • Avaliações muito positivas

Ainda que não dependa da ação do comprador, caso compre uma casa cujo preço está subvalorizado e conseguir uma avaliação muito superior ao valor que precisa financiado, poderá conseguir garantir um crédito habitação a 100%.

Tal só é possível porque muitos bancos emprestam o dinheiro não tendo em conta o valor de compra, mas sim a percentagem do valor da avaliação.

Vantagens e desvantagens

A compra de casa sem entrada pode traz uma série de vantagens acopladas, mas também algumas desvantagens. Vejamos quais:

  • Vantagens

– Possibilidade de acesso ao crédito a um maior número de pessoas: ao não ser necessário disponibilizar um valor de entrada, a compra de casa própria torna-se mais democrática e generalizada, chegando a pessoas que, de outro modo, não teriam liquidez para o fazer.

Ainda que de um modo não direto, esta acaba por ser uma medida de estímulo à aquisição de casa própria.

– Melhores condições de crédito

Como vimos, é possível, em determinadas situações, comprar casa sem entrada e conseguir melhores condições de crédito habitação. Isto acontece, por exemplo, quando um banco está com dificuldades em vender um imóvel, é normal que acabe por oferecer melhores condições de venda para a escoar.

– Poupança

Ao não ter que dar entrada para a compra de casa estará, automaticamente, a guardar o, ainda que pouco, pé-de-meia de que dispõe para acomodar uma qualquer necessidade urgente.

  • Desvantagens

– Poder negocial mais baixo e menor leque de escolha

Para além de ter que se sujeitar às condições impostas pelo banco, onde se inclui a compra “obrigatória” de outros produtos financeiros (seguros, por exemplo), quando se trata da compra de uma casa de retoma do banco ou via instituições intermediárias de crédito, terá que se sujeitar às casas existentes na bolsa imobiliária dessas instituições diminuindo, assim, o seu leque de escolha.

– Menor liquidez financeira mensalmente

Apesar da obtenção de financiamento a 100% poder ser uma excelente noticia, a verdade é que nesta situação a prestação mensal do seu crédito habitação será necessariamente maior do aquilo que aconteceria se a percentagem de financiamento fosse menor o que acabará por fazer com que fique com menor liquidez mensal.

– Mais tempo “preso” a um crédito habitação

Além de uma prestação mensal mais elevada, um financiamento a 100% terá um prazo de reembolso também maior, o que acaba por ser uma desvantagem uma vez que a casa só será realmente sua passadas algumas décadas.

Publicidade

Sobre o autor

Finanças

1 Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

  • Ola bom dia sou profissional d saude e gostaria d comprar casa sem entrada e com o finaciamento a 100% , gostraia d saber cmo fazer ou devo falar com qem …

Publicidade