Quantcast
FinançasNacionalSeguros

Seguro Saúde: Aumento dos custos dos prémios de seguros em 2024

Seguro de Saúde

O prémio do Seguro de Saúde aumentou, em média, 9,6% durante os primeiros seis meses de 2024, em comparação com o ano anterior.

Estes dados foram recentemente revelados pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) que justifica este aumento no preço do prémio do Seguro de Saúde em 2024 com a subida da sinistralidade (já que cada vez há mais pessoas a recorrer ao seguro de saúde) e o aumento dos custos com tratamentos, medicamentos, consultas e medicamentos e despesas de índole hospitalar.

Além destes fatores, a APS não deixa de sublinhar o papel da inflação e do crescimento da procura por cuidados de saúde em instituições privadas para que, no primeiro semestre do ano, se tenha verificado um aumento tão expressivo no custo do Seguro Saúde que se sente, nomeadamente, nas renovações das apólices e novos contratos.

Seguro de Saúde: aumento em 2024 não se reflete no número de pessoas seguradas

Apesar deste aumento, o relatório desta associação diz-nos que o número de pessoas seguras no nosso país subiu 4% relativamente ao mesmo período de 2023, passando para 3,642 milhões em 30 de junho de 2024.

Destes segurados, mais de um milhão e meio possui uma apólice individual, enquanto quase dois milhões contam com um seguro de grupo, normalmente assinados por empresas. Nestes últimos, o aumento do prémio do seguro no período em causa foi de 11,4%, ao passo que nas apólices individuais foi de apenas 8%.

Com este aumento, sublinha a APS, o prémio médio mensal pago em cada seguro individual foi de 33,8 euros. Já no que toca ao seguro em grupo, o valor mensal estabeleceu-se nos 32,5 euros.

Os aumentos nunca são bem-vindos, especialmente numa altura em que o preço dos tratamentos hospitalares, dos medicamentos e das consultas registam uma subida assinalável levando, como refere a APS, a um impacto direto no orçamento familiar de quem se propõe renovar o seu seguro ou contratar um novo.

Existem, contudo, formas de os consumidores mitigarem o impacto deste aumento na sua carteira e conseguirem obter uma solução de Seguro Saúde em linha com as suas necessidades.

Como? É o que iremos ver de seguida.

Dicas para mitigar o impacto do aumento

Apesar do Seguro Saúde ter sofrido um aumento em 2024, é muito provável que consiga poupar se seguir estas dicas que temos para si:

  • Comparar diferentes seguradoras

Antes de contratar um Seguro Saúde, recomendamos que faça uma pesquisa de mercado em que compare as ofertas das diferentes seguradoras existentes em Portugal.

A melhor e mais rápida forma de o fazer, será recorrendo aos serviços de uma mediadora de seguros, como a EXS Seguros..

Uma mediadora de seguros parceira das maiores seguradoras nacionais, vai prestar-lhe um serviço de consultoria personalizado e em linha com as suas expectativas que, entre outras coisas, o vai ajudar a perceber que situações estão excluídas das coberturas, qual o nível de flexibilidade e adaptabilidade que o seguro lhe oferece e quais os benefícios adicionais que este contempla.

Além disso, a EXS Seguros vai comparar diferentes seguradoras e propostas, garantindo-lhe não só o melhor Seguro Saúde do mercado, mas também o que melhor rácio custo-benefício apresenta.

  • Ajustar coberturas e franquias

De modo a mitigar o impacto do aumento do prémio do Seguro de Saúde, faça uma revisão das coberturas e das franquias que lhe estão associadas e deixe cair aquelas que julga redundantes ou que não prevê que utilize, embora neste último caso se apele a uma certa dose de ponderação, já que imprevistos podem acontecer, no futuro.

  • Utilizar ao máximo os benefícios do seguro

Além da dedução de 15% no IRS de que falaremos mais adiante, utilize ao máximo os benefícios do seguro, tais como:

– Exames de rotina regulares;

– Acesso a vacinas extra-plano de vacinação;

– Orientação nutricional personalizada;

– Cuidados visuais, através do acesso a uma rede ótica de parceiros com diversos serviços relacionados com a visão;

– Programas de apoio para deixar de fumar.

– E outras coberturas extra que estejam incluídas no plano do seu seguro de saúde.

  • Junte os seus seguros

Para conseguir ter acesso a melhores condições contratuais e usufruir de descontos, poderá juntar todos os seguros da sua família na mesma seguradora.

Pode, ainda, ter acesso a um desconto de quantidade pela junção de todos os elementos do agregado sob um mesmo Seguro de Saúde. Peça a ajuda de um mediador, como a EXS, para saber qual a melhor solução para si e para a sua família. 

  • Pague o seguro de forma anual

Pode pagar o seu seguro de forma anual ou em duas, quatro ou doze prestações mensais ao longo do ano.

Para evitar os encargos associados ao pagamento fracionado e poupar, recomendamos que escolha o pagamento anual, sempre que possível.

  • Aproveite os benefícios fiscais

Como está descrito no artigo 78-C do Código do IRS, poderá deduzir 15% do valor gasto por qualquer membro do seu agregado familiar com despesas de saúde. Tal dedução aplica-se, igualmente, a contratos de Seguro de Saúde relativos ao “sujeito passivo ou aos seus dependentes, pagos por aquele ou por terceiros, desde que tenham sido comprovadamente tributados como rendimento do sujeito passivo”. 

Isto é, o investimento que fizer na renovação ou contratação de um Seguro de Saúde poderá ser mitigado no final de cada ano fiscal.

Pela importância que um contrato de seguro de saúde representa nas nossas vidas, aconselhamos a que procure a ajuda de profissionais de seguros, como é o caso da EXS Seguros, para ter a certeza de que tem o melhor seguro ao melhor valor do mercado.

Related posts
FinançasFinanças PessoaisNacional

Calendário Fiscal 2025: todas as datas que não pode perder

FinançasFinanças PessoaisNacional

Finanças 2025: O que precisa saber?

FinançasNacionalSegurosSem categoria

A Importância do Seguro de Proteção de Rendimento num Cenário de Incertezas Económicas em Portugal

FinançasFinanças Pessoais

Como poupar energia no Natal (e em todo o ano)?