Síndrome do Impostor: já viveu este sentimento?
Já sentiu que não era merecedor de elogios ou promoções? Que tudo o que faz é errado? Já sentiu que tudo o que alcançou foi apenas uma questão de sorte? Saiba que não está sozinho. A síndrome do impostor é bastante comum. Se já viveu este sentimento, fique a saber o que caracteriza esta síndrome e como a superar.
Síndrome do impostor
A síndrome de impostor diz respeito a um padrão de pensamento, pode evidenciar-se na vida pessoal e profissional e é frequente tanto nos homens como nas mulheres. Segundo os dados, 70% das pessoas já viveu algum dos sentimentos da síndrome de impostor.
Quem lida com esta síndrome é incapaz de perceber o seu valor. Sente constantemente que não está à altura do trabalho e que a qualquer momento vão descobrir que é um impostor. Tudo o que outros fazem parece ser melhor e existe um sentimento constante de inferioridade em relação aos outros.
O que caracteriza uma pessoa com síndrome do impostor?
- Tem constantes dúvidas em relação às suas capacidades
Alguém com síndrome do impostor não acredita verdadeiramente nas suas competências e mesmo quando é elogiado assume a veracidade do comentário.
- É incapaz de ver e avaliar os seus pontos fortes
Consegue ver apenas os pontos fortes do que estão à sua volta. Sente que as suas competências em nada se comparam com as dos outros.
- Atribuiu o seu sucesso a outros fatores como a sorte
Ainda que tenha sucesso, pensa sempre que o mérito é de outro fator qualquer com a sorte ou ajuda de terceiros. Não o reconhece como sendo fruto das suas competências e esforço.
- Tem medo de não ser bom o suficiente
A insegurança dita o dia-a-dia. Vive numa situação de ansiedade constante com medo de não conseguir alcançar os objetivos. Pressiona-se a si próprio e tem um medo abismal de cometer algum erro.
- Acredita que engana as outras pessoas
Acredita que é uma farsa, que as outras pessoas ainda não conseguiram perceber que as suas competências não estão à altura. Sente que a qualquer momento vai começar a ser visto como incompetente.
- Sente que não merece atenção
Desvaloriza as suas conquistas e sente que não merece atenção nem promoções.
- Trabalha de forma excessiva e perfeccionista
Na cabeça desta pessoa, a única forma de contornar a falta de competências é trabalhar mais e, por isso, torna-se obsessivo em relação às suas tarefas que sente que têm de ser feitas de forma perfeita. Sente-se, contudo, constantemente desiludido com os resultados que alcança.
Sabemos que a síndrome de impostor pode ser paralisante e afetar a sua confiança e bem-estar, por isso juntamos algumas das melhores estratégias para ultrapassar todos os sentimentos negativos que a síndrome provoca.
Estratégias para ultrapassar a Síndrome de impostor:
- Compreender que os sentimentos não se adequam à realidade
- Aceitar que todos têm os seus pontos fortes
- Compreender que somos imperfeitos
- Interiorizar os pequenos sucessos e valorizar todas as vitórias
- Não se comparar com os outros
- Conversar sobre os sentimentos negativos com outra pessoa