Início » Formação » Como se inscrever no Centro de Emprego?
Formação

Como se inscrever no Centro de Emprego?

Como se inscrever no Centro de Emprego
Ninguém quer cair numa situação de desemprego, mas quando tal acontece tem que saber como se inscrever no Centro de Emprego.

Ninguém quer cair numa situação de desemprego, mas quando tal acontece tem que saber como se inscrever no Centro de Emprego pois não só isto se afigura como obrigatório para que possa receber o seu subsidio de desemprego, como será uma boa oportunidade de encontrar um novo emprego.

Ao longo deste artigo vamos dar-lhe toda a informação que necessita para fazer a sua inscrição no Centro de Emprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e usufruir dos apoios e das ofertas de emprego que este instituto do estado lhe oferece.

Quando me posso inscrever no Centro de Emprego?

Desde que tenha mais de 16 anos, a escolaridade obrigatória concluída (antes dos 18 anos, tem de ter o 12.º ano; depois dos 18 anos pode ter qualquer nível de escolaridade) e disponha de capacidade e disponibilidade para trabalhar, qualquer pessoa pode inscrever-se no Centro de Emprego do IEFP.

Esta inscrição pode ser realizada em qualquer altura, mas, como referimos, caso queira pedir o subsídio de desemprego, terá de respeitar o prazo de 90 dias a contar da data em que ficou desempregado/a para efetuar a devida inscrição.

De que documentos necessito?

Os documentos de que necessita para se inscrever no Centro de Emprego variam de acordo com a sua nacionalidade.

a) Assim, para se inscrever para emprego e tiver nacionalidade portuguesa, vai precisar de:

  • Cartão de Cidadão ou bilhete de identidade + o cartão da Segurança Social.
  • Cartão de cidadão do seu país de origem ou o passaporte.

c) Se tiver nacionalidade de outro país:

  • Documento válido que lhe permite residir e trabalhar legalmente em Portugal.

d) No caso de se inscrever para efeitos de pedido de subsídio de desemprego, consulte a informação sobre o subsídio de desemprego para saber que documentos precisa de entregar no serviço de emprego.

e) Se fizer a sua inscrição através do portal iefponline, vai precisar de um destes meios de autenticação:

  • Dados de acesso ao portal iefponline;
  • Dados de acesso à Segurança Social Direta;
  • Cartão de Cidadão, códigos PIN e leitor de cartões;
  • Chave Móvel Digital.

Como me posso inscrever no Centro de Emprego?

A quem se quer inscrever num Centro de Emprego, o IEFP apresenta-lhe duas soluções: efetuar a inscrição através do portal iefponline ou no balcão físico do instituto.

  • Através da internet

Caso a sua escolha recaia sobre a inscrição online, deve abrir a página do iefponline no seu browser e clicar em “Entrar”.

Como partimos do princípio de que é a primeira vez que se vai inscrever, deve fazer o registo no site ou utilizar um destes meios de autenticação:

  • Dados de acesso à Segurança Social Direta;
  • Cartão de Cidadão, códigos PIN e leitor de cartões;
  • Chave Móvel Digital.

Depois de realizado o registo com sucesso, entre no site, escolha a opção “Registo de Utente” e preencha os campos da candidatura a emprego.

Se estiver a inscrever-se para pedir o subsídio de desemprego, depois de realizada a inscrição online irá ser contactada/o pelo IEFP (através de carta, email ou telefone) para ir presencialmente a um Centro de Emprego entregar os documentos necessários para pedir o subsídio.

Caso lhe seja reconhecido o direito a receber o subsídio, a data de início de pagamento será igual à data em que fez a inscrição online.

  • Num balcão físico do IEFP

Se optar por dirigir-se ao Centro de Emprego do IEFP da sua área de residência para realizar a sua inscrição, só tem que levar os documentos exigidos. Um dos funcionários de serviço irá ajudá-lo no preenchimento da sua inscrição num processo que demora poucos minutos.

 

 

 

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade