Início » Formação » É um trabalhador-estudante? Siga estas dicas de organização
Carreira Formação

É um trabalhador-estudante? Siga estas dicas de organização

trabalhador-estudante

Conciliar trabalho e estudos pode tornar-se numa tarefa complicada e extenuante, fazer as duas coisas em simultâneo requer organização e método. Caso seja trabalhador-estudante, ou pensa vir a ser, siga as nossas dicas de organização, de forma a manter-se motivado e não perder o foco das suas obrigações.

Defina prioridades

A primeira dica que lhe damos é que defina prioridades – o que pode ser adiado e o que tem de ser feito agora? Defina as tarefas por ordem de prioridade e estabeleça um prazo para cumpri-las. Ao criar este hábito, não só vai conseguir gerir melhor o seu tempo, como vai aumentar a sua produtividade.

Use uma agenda

Seja em papel ou digital, organize o seu programa de estudos e datas de avaliação e aproveite para planear os próximos meses. Não se esqueça de anotar os projetos importantes do trabalho, férias escolares e laborais e de ativar notificações para as questões mais importantes.

Reserve tempo para o lazer

No meio de tantas obrigações poderá sentir-se desmotivado, stressado ou até mesmo exausto. Quando definir a sua lista de prioridades e anotar tudo na agenda, não se esqueça de reservar algum tempo para o lazer. Dedicar-se a algo que lhe dá prazer, seja praticar desporto, ir ao cinema ou cozinhar, poderá ser uma mais valia no momento de se focar nos estudos ou no trabalho.

Estabeleça limites entre a vida profissional e pessoal

Outra dica importante para um trabalhador-estudante é saber separar o trabalho, o estudo e a vida pessoal. Faça uma coisa de cada vez e descanse no tempo livre.

Não se esqueça dos seus direitos

A lei prevê um conjunto de direitos para quem tem estatuto de trabalhador-estudante, como dispensa de trabalho para frequência de aulas, justificação de faltas em dias de exame ou uma licença sem vencimento anual com a duração de 10 dias úteis seguidos ou interpolados. Informe-se sobre os seus direitos, certamente irão facilitar-lhe a vida.

Fale com outros trabalhadores-estudantes

Falar com outros trabalhadores-estudantes poderá ser importante para perceber de que forma as outras pessoas organizam os seus deveres, para partilhar dicas e informações e também esclarecer dúvidas.

Ensino à distância e trabalho-remoto

Tendo em conta o panorama actual e de forma a conseguir uns minutos extra, avalie junto da instituição de ensino e da entidade patronal, a possibilidade de estudar ou trabalhar remotamente. O tempo que irá poupar em deslocações certamente facilitarão a gestão do tempo e pouparão o corpo do cansaço.

Defina os seus limites

Estudar e trabalhar é possível, mas como referimos anteriormente, é importante salvaguardar algum tempo para o lazer e o descanso. Socializar com amigos e familiares, praticar desporto, ler um livro, são ocupações necessárias para que consiga manter a sua saúde física, mental e emocional.

Fique atento às suas necessidades, seja honesto, flexível e organizado no seu emprego, um bom ambiente profissional irá facilitar todo o processo.

Tire folgas, faça pausas e coloque-se sempre em primeiro lugar.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade