Início » Formação » Enviar uma candidatura por e-mail: como fazer?
Carreira Formação

Enviar uma candidatura por e-mail: como fazer?

Enviar uma candidatura por e-mail
É, aparentemente, simples e cómodo enviar uma candidatura por e-mail, mas será que o está a fazer de forma correcta?

É, aparentemente, simples e cómodo enviar uma candidatura por e-mail, mas será que o está a fazer de forma correcta?

Caso esteja à procura de trabalho e pretenda responder às ofertas de emprego por via eletrónica, há alguns cuidados que deve ter para que o seu e-mail desperte a atenção do recrutador. Vejamos, em pormenor, os mais decisivos:

Como enviar uma candidatura por e-mail: dicas para o sucesso

  • Utilize um endereço de e-mail profissional

Não deve, aquando de uma candidatura por correio eletrónico, utilizar um endereço de e-mail que contenha uma alcunha, diminutivo ou algarismo. Ao invés, procure criar um e-mail profissional com o seu nome e um ou dois apelidos (ex: joaopereirasilva, etc.). Pode, igualmente, juntar o seu nome e a profissão como exerce tal como ritasilva_designer@…com.

  • Preencha o assunto do e-mail com informação sobre a vaga de emprego

Objetividade e clareza são dois fatores fundamentais aquando do preenchimento do campo de “assunto”, ao enviar uma candidatura por e-mail.

Muitas ofertas de emprego assim o exigem, mas mesmo que não o façam, o assunto do e-mail tem que ser objetivo e informativo quanto ao respetivo conteúdo. Caso não o faça, o seu e-mail corre o risco de nem sequer ser aberto.

Para que o seu e-mail não seja esquecido, respeite as palavras utilizadas e/ou referências e/ou códigos mencionados no próprio anúncio de emprego. Eis alguns exemplos:

Ex. 1 – com a referência específica do anúncio de emprego:

Assunto – “Refª 123_CF_Coimbra”

Ex. 2 – com a referência específica do anúncio de emprego e acrescentando o CV (ou CV e Carta de Apresentação) e o nome:

Assunto – “Refª 123_XF: CV e carta de apresentação Joana Silva”

Ex. 3 – sem qualquer referência específica no anúncio de emprego:

Assunto – “Candidatura à vaga de Técnico de Recursos Humanos – Pedro Pereira”

Nesta situação em específico, procure utilizar a terminologia proposta no próprio anúncio, tais como “emprego”, “vaga” ou “cargo”.

Em suma, esteja atento à formulação que a oferta de emprego exige e siga-a escrupulosamente.

  • Apresente-se de forma profissional e objetiva

Entramos, agora, no texto do e-mail propriamente dito. Tudo começa com os cumprimentos iniciais. Nesta fase, evite saudações como “à Direção de Recursos Humanos da Empresa ABC, S.A.”, “Ex.mos. Senhores”, “Vossa Excelência” ou cumprimentos mais informais como “Olá”  ou menções a períodos específicos do dia, como “Bom dia” ou “Boa tarde”, uma vez que não sabe quando o e-mail vai ser lido.

Ao invés, procure saber o nome do responsável de recrutamento a quem se dirige e utilize expressões que exprimam respeito como “Caro Sr.”, “Caro Sr. Dr.”, “Ex.mo. Sr.”, “Ex.mo. Sr. Dr.” ou “Ex.mo. Sr. Eng.º”, seguido do nome e apelido.

  • Apresente-se e sumarize as suas qualificações

Utilize o primeiro parágrafo para direcionar o recrutador para o propósito do email. Comece por fazer uma breve apresentação da sua pessoa, referindo, para o efeito, o seu nome, formação, experiência, e a indicação da vaga a que se candidata.

Pode, em alternativa, seguir uma via mais direta. Isto é, pode optar por suprimir informação dispensável como o nome (que aparece no final do e-mail) e a referência (que já deverá estar no “assunto” do e-mail) e ir direto ao assunto.

Feitos os cumprimentos e as apresentações, deve elaborar um breve sumário das suas qualificações para o cargo a que se candidata, não sobrecarregando, deste modo, o corpo de e-mail. Evite, contudo, clichés como “hábil” ou “experiente”, expressões redundantes e generalistas.

As empresas podem ter múltiplos processos de recrutamento em aberto, por isso, facilite o trabalho ao empregador / recrutador.

  • Anexe o curriculum (e carta de apresentação/motivação quando requeridas)

O seu e-mail deve ser de fácil leitura, por isso, não coloque o seu CV no corpo de texto. Anexe o seu CV ao e-mail tendo em atenção o formato do mesmo, pois existem recrutadores que exigem que o mesmo seja enviado em pdf, por exemplo.

Para além do CV, pode ainda dar-se o caso do recrutador exigir uma carta de apresentação ou de motivação. Anexe-as tendo, tal como com o currículo, cuidado com o formato requerido.

Mencione, no corpo do e-mail, o que segue em anexo ao mesmo.

  • Agradeça a oportunidade e despeça-se cordialmente

Termine o e-mail agradecendo, antecipadamente, a oportunidade de se candidatar e o tempo despendido pelo recrutador na leitura e análise da sua candidatura. Coloque-se, igualmente, à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e despeça-se de forma cordial:

Por exemplo, “Agradeço desde já pela oportunidade de me candidatar à vaga e pelo tempo despendido na análise ao meu CV. Coloco-me inteiramente à disposição para eventuais esclarecimentos. Atenciosamente, Joana Pereira”.

Despeça-se utilizando expressões como “Cordialmente”, “Atentamente”, “Atenciosamente”, “Cumprimentos” ou “Com os melhores cumprimentos”.

  • Utilize uma assinatura de e-mail profissional

Utilizar uma assinatura de e-mail profissional denota profissionalismo e vai diferenciar a sua candidatura das demais.

Ela deve conter o ‘Nome’ (primeiro e último), o ‘Título’ (cargo ou responsabilidade profissional), o ‘Contacto’ (e-mail e telemóvel), e ‘Outros Links’ (do seu portfólio online, do seu perfil no LinkedIn, etc.).

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade