Início » Formação » Precisa foco e motivação em teletrabalho? Saiba como!
Carreira Formação

Precisa foco e motivação em teletrabalho? Saiba como!

teletrabalho-foco-motivação
teletrabalho-foco-motivação

Após dois anos de pandemia seria de esperar que já todos estivéssemos habituados ao teletrabalho, mas a verdade é que, apesar de trabalhar remotamente oferecer vantagens, por outro lado, levanta um conjunto de novos desafios, tanto para empresas como para colaboradores.

Conheça, neste artigo, algumas boas práticas que irão ajudá-lo a manter o foco e motivação assim como aumentar os seus níveis de produtividade e trabalhar de forma segura.

Trabalhar remotamente oferece vantagens, como poupar tempo e dinheiro em deslocações, mas pode também aumentar os níveis de stress, sobretudo para quem não estava preparado para esta mudança repentina. Nos últimos quatro anos, a ManpowerGroup Portugal adaptou os seus processos e tecnologia para otimizar o funcionamento de operações em teletrabalho de clientes de outsourcing. “Sabemos que para trabalhar neste modelo é necessário grande autodisciplina e capacidade de foco. A verdade é que, no atual contexto, muitos terão que trabalhar a partir de casa, tendo ou não essas competências. Nesses casos, é importante reforçar as rotinas que potenciam esse foco e evitam as distrações”, sublinha Rui Teixeira, Chief Operations Officer da ManpowerGroup Portugal.

O teletrabalho altera também a gestão de equipas, muito assente na presença e na comunicação direta, o que obriga as lideranças a adaptarem-se. “É fundamental que os líderes sejam claros na definição e seguimento dos objetivos, mas também que sejam capazes de confiar nas suas equipas para os concretizar. É ainda necessário assegurar que dedicam tempo para a comunicação, garantindo o bom acompanhamento das pessoas, sobretudo nesta fase de turbulência, mostrando compreensão e uma atitude positiva“, acrescenta.

Boas práticas que o irão ajudar

1. Escolha o seu espaço de trabalho

Avalie qual o melhor espaço da sua casa para montar o seu escritório. Se possível opte por uma zona da casa com luz natural e pouco ruído.

2. Equipamento básico

É importante que crie um espaço confortável onde poderá ter uma cadeira e uma secretária. Analise as necessidades do seu ofício e adapte o seu espaço de trabalho a essas necessidades: computador, webcam, carregadores, canetas, ecrãs, blocos, entre outros.

3. Saiba gerir o seu tempo

De forma a manter o foco e motivação em telebtralho, é extremamente importante que defina um horário de trabalho e guarde espaço para momentos de pausa onde poderá, por exemplo, beber um café ou fazer uma série de alongamentos.

Utilize ferramentas digitais de gestão do tempo, pense na possibilidade de adoptar a técnica Pomodoro para fazer pausas regularmente.

4. Mantenha uma rotina

Trabalhar em casa pode, por vezes, significar trabalhar de pijama. Para melhor diferenciar a vida pessoal da vida profissional, aconselhamo-lo a manter a sua rotina matinal, em que se prepara para ir para o trabalho, sem sair de casa.

Uma das regras de ouro para manter a sua sanidade física e mental é separar sempre o descanso do trabalho.

5. Mantenha o contacto com os seus colegas

Marque cafés virtuais, reuniões ou conversas rápidas. Isto não só vai ajudá-lo a combater o isolamento, como também a diminuir aquela dificuldade de não poder ir até à mesa de um colega ou até mesmo para gerir equipas em teletrabalho.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade