Início » Formação » Trabalho em equipa: Dicas para aumentar a produtividade
Carreira Formação

Trabalho em equipa: Dicas para aumentar a produtividade

Trabalho em equipa
A união faz a força, mas para que o trabalho em equipa possa resultar é necessário que todos remem para o mesmo lado.

Diz-se que a união faz a força, mas para que o trabalho em equipa possa resultar em algo positivo para a empresa é necessário que todos remem para o mesmo lado e, sobretudo, sejam capazes de comunicarem eficientemente entre si.

A criatividade de um trabalhador pode resolver um problema pontual, mas trabalhar um processo, resolver os problemas que dele podem advir e que são, na maioria dos casos, intersecionais é sempre um trabalho em equipa.

Para que o trabalho em equipa possa, assim, dar os frutos esperados em termos de produtividade, eis algumas dicas que as suas equipas de trabalho devem seguir:

Trabalho em equipa: Dicas para aumentar a produtividade

  • A comunicação deve ser clara e construtiva

Um bom trabalho em equipa é aquele onde existe uma comunicação clara e objetiva. Comunicar eficazmente não só ajuda a construir bons relacionamentos entre os elementos do grupo, como também acaba por aumentar a sua motivação, desempenho e produtividade no trabalho.

Para perceber se esta comunicação existe no seu grupo de trabalho ou nos grupos de trabalho da sua empresa, tente expor as suas ideias e certifique-se se está a ser compreendido ou não.

  • Fortalecer o colectivo respeitando a individualidade

Trabalhar em equipa é, também, saber respeitar a individualidade de cada um dos membros do coletivo. As diferenças de opinião ou perspetiva sobre um determinado assunto são normais e o desafio passa por saber valorizar as diferenças existentes entre as pessoas que constituem o grupo e transformá-las em oportunidades de desenvolvimento, aprendizagem e partilha.

  • Criar relações de confiança

Para que a equipa funcione como um harmónio, é fundamental que exista confiança entre os seus membros e destes em relação à capacidade do coletivo atingir os objetivos propostos.

A confiança é fundamental na construção de relacionamentos, em especial no ambiente de trabalho, pois propicia a criação de um espaço aberto de comunicação, partilha, fluxo de ideias, superação de diferenças, produtividade e satisfação profissional.

  • Partilha de conhecimentos e ideias

Para que o trabalho em equipa obtenha bons resultados e os diferendos não ameacem a coesão do grupo, é essencial que os membros partilhem ideias, opiniões, experiências e habilidades para que se crie um ambiente de trabalho onde impere a confiança, a transparência e o respeito mútuo.

Quanto maior for a diversidade e a representatividade das opiniões dentro de uma equipa, melhores serão os resultados pessoais, profissionais e organizacionais.

  • Manter uma atitude positiva face aos desafios

Independentemente da pressão e da dimensão dos desafios, a equipa deve mostrar-se resiliente e manter sempre uma atitude positiva face aos desafios. Isto consegue-se não direcionando as suas atitudes para os problemas, mas sim focando-se em soluções para criar oportunidades de inovação e sucesso profissional.

A equipa deve desenvolver uma atitude positiva face aos desafios que vão surgindo no ambiente profissional, uma vez que saber trabalhar em equipa é, também, compreender que um bom ambiente de trabalho traz vantagens. Permite estimular a criatividade, o empenho e a satisfação de todos os membros da equipa – mesmo em situações adversas.

  • Organização e dinâmica do grupo

A estrutura e organização de uma equipa de trabalho tem impacto direto nos resultados alcançados. Idealmente, quanto mais homogénea em termos de  idade, sexo, competências, anos de experiência, vizinhança e estatuto a equipa for, melhor será a produtividade da equipa.

  • Ter um objetivo comum

O objetivo que norteia a ação da equipa deve ser comum, isto é, a equipa deve estar totalmente envolvida e contribuir ativamente para o crescimento da empresa e dos seus resultados.

Para além de cada membro cumprir o papel que lhe está destinado no seio da equipa, este deve assumir uma atitude dinâmica e participativa, apresentar oportunidades de melhoria e desenvolver ações que desenvolvam os melhores resultados para a organização.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function WP_Optimize() in /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-content/plugins/wp-optimize/cache/file-based-page-cache-functions.php:191 Stack trace: #0 [internal function]: wpo_cache('<!DOCTYPE html>...', 9) #1 /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-includes/functions.php(5107): ob_end_flush() #2 /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-includes/class-wp-hook.php(303): wp_ob_end_flush_all('') #3 /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-includes/class-wp-hook.php(327): WP_Hook->apply_filters('', Array) #4 /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-includes/plugin.php(470): WP_Hook->do_action(Array) #5 /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-includes/load.php(1097): do_action('shutdown') #6 [internal function]: shutdown_action_hook() #7 {main} thrown in /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-content/plugins/wp-optimize/cache/file-based-page-cache-functions.php on line 191