Palavras-chave para este mês: Sensibilidade, Intuição, Expansão de valores

[Junho 2023] Por Cláudia Matias

Com o regresso de Plutão a Capricórnio, no dia 11 de junho, é intensificada a conjunção com o Sol dos nativos deste signo (que, em 2023, tende a ser sentida sobretudo pelos nascidos a partir de 18 de janeiro), desafiando fortemente o seu apreço por organização e solidez. Se é o seu caso, encontra-se num período de grande transformação, que visa eliminar as estruturas na sua vida que estão desadequadas e regenerar a sua identidade, pelo que, deve colaborar com a mudança e permitir que resulte na capacidade de expressar a sua identidade com maior consciência e clareza.

O mês de junho começa com Vénus em Caranguejo (signo oposto a Capricórnio), onde transita até dia 5, podendo confrontá-lo(a) com gostos, valores e formas de expressão afetiva opostos aos seus, que lhe pedem maior contacto com a sua sensibilidade e a valorização dos seus sentimentos.

Enquanto Mercúrio em Touro (signo em trígono com Capricórnio), até dia 11, favorece o seu pragmatismo e comunicação prudente; e convida-o(a) a melhorar a conjugação do seu pensamento lógico com a intuição e o sentimento, do seu realismo com a capacidade imaginativa e do seu conhecimento pessoal com a abertura a perspetivas diferentes.

Saturno, o planeta regente de Capricórnio, encontra-se em Peixes (signo em sextil com Capricórnio), tendendo a aumentar a sua sensibilidade perante a crueza da realidade; e propondo-lhe que alie o seu sentido de responsabilidade social e a conexão com a sua dimensão espiritual, para lidar melhor com o plano concreto e ajudar os outros.

Por outro lado, Júpiter em Touro propicia a sua expansão pessoal através de realizações concretas, mas pode aumentar muito a sua ambição material, a fixidez das suas ideias e o seu ceticismo em relação ao que desconhece.

Entre 15 e 19 de junho, Saturno recebe a quadratura de Mercúrio e o sextil de Júpiter, o que tende a aumentar a exigência na sua comunicação, enquanto lhe propõe uma maior abertura a novos valores, para que a sua expressão e atuação não seja condicionada por ideias excessivamente rígidas. 

Entretanto, Saturno entra em movimento retrógrado, no dia 17, pedindo que equilibre o seu tempo de trabalho e a sua ambição de concretizar com momentos de reflexão.

O Sol ingressa em Caranguejo, no dia 21, podendo confrontá-lo(a) com vontades e ideais contrários aos seus, que o(a) desafiam a entrar mais em contacto com as suas emoções e a expressá-las com maior fluidez. No dia 27, é a vez de Mercúrio entrar em Caranguejo, pelo que, pode ter de lidar com ideias e opiniões contrárias às suas, que requerem maior empatia e amabilidade nas suas comunicações e interações.

Saturno recebe os trígonos do Sol e Mercúrio, nos dias 29 e 30, facilitando um pouco mais a organização do seu pensamento e a eficácia da sua expressão.