Palavras-chave para este mês: Afirmação pessoal, Objetividade, Entusiasmo

[Junho 2023] Por Cláudia Matias.

Com o regresso de Plutão a Capricórnio, no dia 11 de junho, é intensificada a quadratura ao Sol dos nativos de Carneiro (que, em 2023, tende a ser sentida sobretudo pelos nascidos a partir de 17 de abril), sujeitando o seu impulso de liberdade e independência na ação a grandes tensões interiores e/ou exteriores. Se é o seu caso, pode enfrentar desafios que visam testar o seu sentido de identidade, o modo como exerce o seu poder pessoal e se afirma no mundo – aceite o processo de regeneração e permita que este resulte na capacidade de expressar a sua identidade com maior consciência e clareza.

Durante o mês de junho, Marte (regente de Carneiro) encontra-se em Leão (signo em trígono com Carneiro), proporcionando-lhe energia para lutar pelos seus objetivos pessoais e capacidade de persistir na realização dos seus projetos, sendo que, deve equilibrar a afirmação da sua vontade pessoal com a recetividade às necessidades dos outros.

Enquanto Vénus em Caranguejo (signo em quadratura com Carneiro), até dia 5, pode desafiá-lo(a) a valorizar mais a sua sensibilidade e nutrição emocional. A subsequente passagem de Vénus para Leão proporciona-lhe maior espontaneidade e intensidade na manifestação dos seus gostos, valores e sentimentos.

Os trânsitos em Gémeos (signo em sextil com Carneiro) do Sol (até dia 21) e de Mercúrio (entre 11 e 27 de junho) favorecem a expressão das suas ideias e a interação com os outros, mas pedem-lhe mais objetividade na análise das diferentes opiniões.

No dia 18, a Lua Nova em Gémeos propõe-lhe que conjugue melhor a sua energia mental e emocional, o seu raciocínio lógico e as perceções extrassensoriais, quando comunica, interage e aprende.

Com o ingresso do Sol em Caranguejo, no dia 21, pode sentir alguma tensão entre os seus desejos de independência e os apelos emocionais, próprios ou dos outros; e eventualmente entre as opiniões externas e a sua postura individual.

Entre 21 e 26 de junho, Marte faz sextil com Mercúrio (em Gémeos) e quadratura a Úrano (em Touro), proporcionando-lhe entusiasmo para experimentar coisas novas e facilidade em colocar as suas ideias em prática, desde que evite o risco de se precipitar nas suas ações ou de assumir atitudes excessivamente individualistas.

No dia 27, Mercúrio também chega a Caranguejo, podendo desafiar as suas ideias e modo de comunicação com requisitos de maior sensibilidade e comedimento.

Ao longo do mês, Quíron (a transitar no seu signo solar) recebe sextis do Sol e Mercúrio (em Gémeos) e trígonos de Marte e Vénus (em Leão), criando várias oportunidades para compreender e trabalhar na cura de eventuais problemas relacionados com a sua afirmação pessoal.