
Palavras-chave para este mês: Autoafirmação, Concretização, Valores pessoais
[Junho 2023] Por Cláudia Matias.
Úrano, em trânsito por Touro, tem feito quadratura ao Sol dos nativos de Leão, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos entre 7 e 15 de agosto, sob a forma de eventos inesperados que testam a confiança nas suas opções e a capacidade de lidar com a mudança. Se é o seu caso, este é um período para perceber se o caminho que segue corresponde àquilo em que genuinamente acredita, ou se precisa de colocar as certezas e o orgulho de lado e fazer mudanças para viver mais de acordo com a sua identidade.
Por outro lado, os desafios na área relacional, inerentes à oposição de Plutão em Aquário ao Sol em Leão dos nascidos até 24 de julho, podem ser reduzidos a partir de 11 de junho, com o regresso de Plutão a Capricórnio.
O mês de junho começa com o Sol (regente de Leão) em Gémeos (signo em sextil com Leão), ao qual Mercúrio se junta no dia 11, favorecendo a expressão das suas ideias e a interação com os outros, mas pedindo-lhe mais objetividade na análise das diferentes opiniões.
Marte no seu signo solar, durante todo o mês, aumenta a energia para afirmar a sua identidade e expressar a sua criatividade pessoal; e propõe-lhe que melhore o equilíbrio entre a afirmação da sua vontade e a recetividade às necessidades dos outros.
Enquanto Mercúrio em Touro (signo em quadratura com Leão), até dia 11, tende a requerer maior prudência e pragmatismo na sua expressão. E Júpiter, igualmente em Touro, pode desafiá-lo a buscar a sua expansão pessoal mais em realizações concretas do que em ideias ou experiências; e propicia o aumento da fixidez das suas opiniões e da sua apetência por comodidade e lazer.
A Lua Cheia de 4 de junho, no eixo de Gémeos-Sagitário, propõe-lhe que tome consciência das suas crenças limitadoras e ideias dogmáticas; e permita que o seu conhecimento e a sua compreensão da realidade sejam expandidos pela interação e o diálogo com os outros.
No dia 5, Vénus ingressa no seu signo solar, promovendo a espontaneidade e intensidade na manifestação dos seus gostos, valores e sentimentos; e propiciando a que dê mais importância às suas criações e interesses pessoais, trabalhe o seu valor próprio e expresse o seu apreço e amor pelos outros.
No dia 18, a Lua Nova em Gémeos propõe-lhe que conjugue melhor a sua energia mental e emocional, o seu raciocínio lógico e as perceções extrassensoriais, quando comunica, interage e aprende.
A Sol ingressa em Caranguejo, no dia 21, pelo que, pode sentir uma maior influência das emoções nas suas ideias, que deve canalizar para as suas atividades criativas. Este trânsito do Sol é bastante propício ao recurso à sua intuição, mas pede-lhe maior sensibilidade e empatia no contacto com os outros.