
Palavras-chave para este mês: Desafio, Flexibilização, Equilíbrio
[Junho 2023] Por Cláudia Matias.
Neptuno, em trânsito por Peixes, tem feito quadratura ao Sol dos nativos de Sagitário, desafiando o seu entusiasmo e confiança nos seus ideais, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos entre 15 e 19 de dezembro. Se é o seu caso, pode notar uma redução na sua energia habitual ou ser invadido(a) por sensações de confusão, incerteza e deceção – não se agarre às suas “verdades”, nem se deixe abater, pois este é um trânsito que visa desfazer as suas preconceções erradas e torná-lo(a) mais verdadeiro(a) consigo próprio(a).
O mês de junho começa com o Sol em Gémeos (signo oposto a Sagitário, onde transita até dia 21), pelo que, pode ser confrontado(a) com vontades e ideais contrários aos seus; e deparar-se com situações em que as suas ideias abstratas são contestadas pelo conhecimento concreto, ou enfrentam as especificidades da realidade prática. Deve recorrer à sua intuição para identificar quando é melhor persistir ou ceder.
Por outro lado, o trânsito de Saturno em Peixes (signo em quadratura com Sagitário) pode aumentar a sua sensibilidade perante a realidade exterior, desafiando-o(a) a concretizar o seu espírito fraterno na ajuda os outros.
Júpiter, o planeta regente de Sagitário, encontra-se em Touro, propondo-lhe que busque a sua expansão pessoal, não tanto através de ideias ou experiências, mas mais em realizações concretas; e podendo aumentar a intransigência das suas perspetivas e a sua apetência para desfrutar dos prazeres da vida.
Simultaneamente, Marte em Leão (signo em trígono com Sagitário) proporciona-lhe mais energia para lutar pelos seus objetivos pessoais e capacidade de persistir na realização dos seus projetos, sendo que, deve equilibrar a afirmação da sua vontade pessoal com a recetividade às necessidades dos outros.
A Lua Cheia de 4 de junho, no eixo de Gémeos-Sagitário, propõe-lhe que tome consciência das suas crenças limitadoras e ideias dogmáticas; e permita que o seu conhecimento e a sua compreensão da realidade sejam expandidos pela interação e o diálogo com os outros.
Vénus entra em Leão, no dia 5, proporcionando-lhe maior espontaneidade e intensidade na manifestação dos seus gostos, valores e sentimentos (vd. artigo sobre Vénus em Leão, neste site). No dia 11, a quadratura de Vénus com Júpiter pode levá-lo(a) a centrar-se excessivamente nos seus interesses pessoais e a descuidar as suas relações – esteja atento(a)!
Entre 11 e 27 de junho, Mercúrio transita em Gémeos, pelo que, pode ter de lidar com ideias e opiniões contrárias às suas, que requerem maior objetividade nas suas análises e flexibilidade perante perspetivas diferentes das suas.
Entretanto, a Lua Nova em Gémeos, no dia 18, traz-lhe o desafio de conjugar melhor a sua energia mental e emocional, o seu raciocínio lógico e as perceções extrassensoriais, quando comunica, interage e aprende.