Respirar é algo fundamental. Todos o fazemos. No entanto, nem todos o fazemos bem. Aliás, muitos respiram de forma inadequada. Há muito a conhecer sobre a respiração.
Aprender a respirar bem terá um impacto tremendo na nossa vida. Controlar a respiração ajuda a garantir uma vida melhor.
Os efeitos dessa aprendizagem fazem-se sentir a diferentes níveis. Descobre os incríveis resultados que a prática de determinados exercícios de respiração podem promover na tua vida, gerar relaxamento e dar um boost de energia.
A importância de fazer exercícios de respiração
Como se sabe, o nosso corpo necessita de oxigénio. Também precisamos de comer e beber, mas podemos durar vários dias sem fazer uma ou outra. Contudo, não aguentamos muito tempo sem oxigénio. A respiração pode ser adequada ou inadequada, mas tem sempre um papel decisivo na nossa vida.
Uma respiração realizada de forma apropriada promove a saúde. Os seus benefícios (físicos, mentais, emocionais) refletem-se a vários níveis. Maus hábitos respiratórios podem causar diferentes problemas. O controlo da respiração pode ajudar-nos a garantir uma melhor qualidade de vida.
Técnicas e exercícios de respiração
O mundo atual é bastante desafiante para as pessoas. Frequentemente, enfrentamos stress e ansiedade que não são nada benéficos para a nossa vida. Esse quotidiano pode revelar-se um autêntico pesadelo e prejudicar significativamente a nossa saúde mental.
O modo como enfrentamos esses problemas é fundamental. Aprender a relaxar revela-se uma importante mais-valia que nos permite superar o stress e a ansiedade, recuperando o controlo sobre a nossa vida e o nosso bem-estar. O conhecimento de algumas técnicas de respiração que promovem relaxamento e geram energia pode revelar-se decisivo.
Respiração Diafragmática
Esta técnica de relaxamento, também conhecida como respiração abdominal, permite-nos utilizar o diafragma de forma adequada. A respiração diafragmática ajuda-nos a relaxar. Não é necessário estar perante sintomas de ansiedade para se recorrer à respiração abdominal. Os seus benefícios fazem-se sentir a vários níveis.
- Importante: a respiração diafragmática deve ser feita várias vezes. Após a realização das primeiras vezes, é natural sentir cansaço. No entanto, com o tempo, a pessoa sentirá que este procedimento se tornará mais fácil e natural.
Recomenda-se que esta técnica seja realizada diariamente 3 a 4 vezes. A respiração diafragmática deve ser praticada por 5 a 10 minutos.
Como fazer a Respiração Diafragmática
- Primeiro, deves deitar-te de costas, com os joelhos ligeiramente dobrados e a cabeça colocada sobre uma almofada.
- Em seguida, deves colocar uma das mãos na parte superior do tórax e a outra mão na tua barriga. Portanto, abaixo da caixa torácica.
- Então, podes inspirar lentamente pelo nariz, sentindo a barriga a pressionar a tua mão.
- Em simultâneo, deves manter a outra mão o mais imóvel possível.
- Posteriormente, com os lábios franzidos, expira, enquanto contrais os músculos da barriga. A mão superior deve ser mantida completamente imóvel.
- Para tornar o exercício mais complexo e difícil, deves colocar um livro sobre o abdómen. Após aprenderes a fazer a respiração abdominal deitado, podes tentar fazê-la sentado numa cadeira para aumentar a dificuldade.

Respiração do Leão
Esta técnica de relaxamento, frequentemente designada como Respiração do Leão, é conhecida como simhasana, em sânscrito, sendo uma prática de respiração de ioga. Esta técnica promove no nosso corpo diversos efeitos positivos, gera um efeito energizante, alivia a tensão e reduz o stress.
Como fazer a respiração do Leão
- Primeiro, deves sentar-te numa posição confortável.
- Em seguida, colocas-te sentado sobre os calcanhares (ou cruzas as pernas).
- Posteriormente, deves pressionar as palmas das mãos contra os joelhos com os dedos que devem ficar bem abertos.
- Então, deves inspirar pelo nariz, profundamente, e abrir bem os olhos.
- Em simultâneo, abre bem a boca e coloca a língua de fora. Então, deves colocar a ponta para baixo em direção ao queixo.
- Posteriormente, enquanto expiras pela boca, deves contrair os músculos da frente da garganta, fazendo um longo som de “aaaah”.
- Por fim, deves virar os olhos para veres o espaço entre as sobrancelhas ou a ponta do nariz.
- Repete este exercício 2 a 3 vezes.
Respiração 4-7-8
Este exercício gera um efeito tranquilizante natural para o sistema nervoso. Inicialmente, esta respiração relaxante deve ser realizada sentado com as costas retas. Após se familiarizar com a respiração 4-7-8, poderá realizar o exercício deitado na cama.
Como fazer a respiração 4-7-8
- Primeiro, durante o exercício, coloca e mantém a ponta da língua contra a crista de tecido atrás dos dentes anteriores superiores.
- Em seguida, expira completamente pela boca, fazendo o som “whoosh”.
- Posteriormente, fecha a boca e inspire pelo nariz, silenciosamente, contando até quatro (mentalmente).
- Então, deves prender a respiração contando até sete.
- Por fim, expira completamente pela boca e faz um som sibilante, contando até oito.
