Os japoneses, ao contrário da grande maioria das nacionalidades, não estranham dormir em público. Pelo contrário, dormir no escritório, no comboio e até nos cafés é uma prática comum no país nipónico. Tem como nome inemuri e reflete o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, destacando o descanso. Neste artigo, vamos explorar o inemuri e os seus benefícios para a tua vida.
O termo inemuri deriva de duas palavras japonesas: “ine” que significa “dormir” e “muri” que significa “estar presente enquanto dorme”. Ao contrário da sesta, que consiste numa pausa fora do ambiente de trabalho, o inemuri consiste em dormir enquanto realizas outra atividade. De fato, no Japão não é considerado rude ou preguiçoso, mas sim um sinal de dedicação ao trabalho.
Não é invulgar ver trabalhadores ou estudantes a dormir uma sesta rápida durante as suas pausas para almoço. Esta cultura das sestas, para além de demonstrar a confiança e o respeito que existe na sociedade japonesa, também demonstra a importância do descanso no desempenho laboral.
De maneira a combater a fadiga e melhorar a concentração, muitas empresas já designaram salas de sesta onde os empregados podem fazer pequenas sestas durante o dia.
De seguida, vamos explicar-te porque estas empresas permitem que os empregados durmam durante a hora de trabalho.
Os benefícios do Inemuri
De uma forma geral, esta prática não só aumenta a produtividade, como também promove o bem-estar dos trabalhadores e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Eis, os 3 principais benefícios do inemuri:
- Aumenta a concentração
Se há coisa que nos deixa lentos é o sono. Para além de te tornar mais lentos, o sono também te deixa menos atento aos detalhes. Isto tem um grande impacto na tua produtividade.
Uma soneca de meia-hora pode ajudar-te a combater a sonolência e aumentar a tua produtividade ao longo do dia.
- Aumenta a criatividade
Ao permitir que o cérebro descanse e se reinicie, o inemuri permite que os indivíduos abordem as tarefas com uma nova perspetiva e gerem ideias inovadoras.
- Melhora a saúde
Segundo um estudo da SleepHealth, pequenas sestas diárias de 20 a 30 minutos fazem bem à tua saúde e até atrasar o processo de envelhecimento do cérebro.
Como fazer?
Se também queres dormir em público ao estilo japonês, aqui estão 6 regras que deves respeitar, mesmo em Portugal:
- Primeiro, nunca durmas sobre o ombro da pessoa que está sentada ao teu lado. Quando dormires nos transportes públicos, usa a tua mala como almofada ou inclina a cabeça verticalmente de modo que a tua cabeça fique virada para cima ou para baixo
- Para o inemuri, as almofadas e o saco-cama são desnecessários. Apoiar a tua cabeça na mesa basta, já que se trata apenas de um pequeno descanso, nada de sestas prolongadas
- Usa a tua mochila como almofada. Não só evitará que uses outra pessoa como almofada, como será mais difícil seres roubado.
- Nunca ressones! Fazer barulho em espaços públicos é totalmente errado
- Programa o teu alarme e coloque os auscultadores, para evitar incomodar os outros. Outra possibilidade é utilizares uma aplicação de GPS para te acordar quando estiveres perto da sua estação
- Acorda o teu amigo se ele tiver de sair numa determinada estação. Além disso, podes sempre emprestar um ombro a um amigo cansado. Sim, os amigos podem quebrar a regra número 1.