Durante a época festiva, todos gostamos de descontrair, recarregar energias e divertir-nos. No entanto, muitos de nós também ficamos um pouco frustrados com os presentes indesejados, a comida desperdiçada e as enormes pilhas de papel de embrulho no caixote do lixo. Descobre como tornar o Natal mais sustentável e diminuir o impacto desta época festiva no ambiente.
O Natal é uma época de diversão, riso e amor, mas também é uma época de excessos em todos os sentidos. Desde o consumo de eletricidade até aos presentes em abundância, à sobrecarga de alimentos, embalagens e energia.
Se estivermos um pouco mais conscientes, podemos divertir-nos muito e, ao mesmo tempo, estar mais atentos aos recursos que estamos a utilizar. As pequenas mudanças podem fazer toda a diferença na redução da nossa pegada ambiental, por isso reunimos algumas dicas brilhantes e ideias amigas do ambiente para um Natal sustentável.
Como celebrar um Natal sustentável
Para celebrar um Natal amigo do ambiente, mantendo a essência desta ocasião especial que todos conhecemos e apreciamos, é imperativo educarmo-nos sobre opções sustentáveis.
Isto implica trocar os elementos mais convencionais por alternativas que geram menos resíduos e dependem menos dos recursos naturais. Aqui tens algumas das nossas recomendações para um Natal sustentável:
Aluga, recicla ou reutiliza a tua árvore
Se já tens uma árvore artificial guardada em casa, reutiliza-a. No entanto, tem em conta que apesar de serem reutilizáveis, as árvores artificiais utilizam recursos para o seu fabrico e transporte.
As árvores verdadeiras são uma melhor opção de árvore de Natal ecológica, uma vez que são melhores para o ambiente. Tenta comprar uma árvore que tenha uma vida útil prolongada em vez de ser deitada fora depois das festividades.
Em algumas zonas, existe também a possibilidade de reciclar as árvores depois do Natal.
Utiliza uma iluminação de natal eficiente
De modo a poupar eletricidade, reduza o número de luzes e opte por lâmpadas LED, que consomes significativamente menos energia que as lâmpadas incandescentes tradicionais. Podes, ainda, colocar um temporizador nas luzes para que se desliguem automaticamente a uma determinada hora.
Faz ou compra decorações de natal sustentáveis
Quando decorares a tua casa para o Natal, utilize as decorações que já tens. Ou então, compra decorações feitas com materiais reciclados para garantir a sua durabilidade durante muitos anos.
Atualmente, existem várias feiras de artesanato que vendem esse tipo de produtos amigos do ambiente. Por exemplo, podes comprar meias e fitas feitas de tecido reciclado, ou decorações rústicas, feitas com madeira.
Além disso, podes substituir os calendários de advento das lojas, feitos com plásticos, por outros que utilizem madeira e tecido. Pode depois reutilizá-lo e enchê-lo com pequenos presentes à tua escolha, ano após ano.
Escolhe um presente duradouro
Neste Natal, compre presentes que o destinatário realmente queira, com valor, propósito e significado, ou opte por uma experiência.
Oferecer uma experiência aos seus entes queridos reduzirá a procura de recursos físicos. Reúna as pessoas oferecendo o seu tempo ou uma experiência para espetáculos, concertos ou eventos.
Para evitar os montes de papel de embrulho no lixo no dia de Natal, utilize uma versão mais sustentável como o furoshiki — um pano de embrulho japonês tradicional e reutilizável — ou o papel castanho reciclável.
Evita o desperdício alimentar
De modo a reduzir o desperdício de alimentos, planeia com antecedência — sê realista quanto à quantidade de alimentos de que necessitas e utiliza as sobras.
Além disso, faz uma versão mais amiga do ambiente das receitas tradicionais natalícias, diminuindo os alimentos de origem animal.
Como a indústria pecuária gera 14,5% de todas as emissões de gases com efeito de estufa produzidas pelo homem; exige enormes quantidades de espaço, água e alimentos. Em vez disso, pode experimentar uma alternativa à carne.