Quantcast
DicasLifestyleSustentabilidade

Dicas para evitar o desperdício alimentar

Dicas para evitar o desperdício alimentar

Sabias que Portugal é um dos países da União Europeia que mais desperdiça comida por pessoa? Os números são assustadores! Como queremos muito que este número diminua o mais rápido possível, sugerimos-te algumas dicas para evitar o desperdício alimentar.

Segundo o INE, as últimas estatísticas face a este tema, datam de 2020 e mostram que em Portugal foram registadas 1,89 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados, o que significa que em média, cada português desperdiçou em média 183,6 kg de alimentos.

Está na hora de mudarmos esta realidade e de adotar uma atitude mais responsável, por isso podes começar por fazê-lo em tua casa.

Planeia as tuas refeições

Fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado é meio caminho andado para não comprares coisas que não precisas, mas também para comprares as quantidades certas para as tuas refeições e assim não desperdiçares comida. Desta forma, a tua carteira também agradece!

Prazos de validade

Toma atenção aos prazos de validade para evitar o desperdício alimentar. Escolhe os produtos com o prazo de validade mais alargado para teres mais tempo de os consumir.

Fruta madura para sumos e smoothies

Utiliza a fruta madura que já não está do teu agrado para comer, para fazer batidos, sumos ou smoothies. Desta forma não estás a desperdiçar a fruta ao deitar para o lixo, estás a consumir sumos naturais e a ter hábitos saudáveis. Um verdadeiro 3 em 1!

Reaproveita comida do dia anterior

Ao aplicares esta dica, estás a evitar o desperdício alimentar, a poupar tempo e dinheiro. Se a quantidade feita no dia anterior sobrar, aproveita para o almoço do dia seguinte e não deites fora.
Outra forma de aplicares as sobras, é seres criativo e elaborar novos pratos.
Por exemplo: Se te sobrou carne picada do esparguete à bolonhesa do dia anterior, hoje podes fazer um empadão… Voilá!

Congela comida e poupa tempo

Se te sobrou comida do almoço mas não te apetece comer ao jantar, congela! Usa recipientes de vidro, que conservam melhor a comida e congela-a. Num dia em que não tenhas tempo de cozinhar, já tens uma refeição feita e pronta a comer, apenas à distância de uns minutos a descongelar no microondas!

Está na hora de mudar!

Se adotarmos algumas destas medidas vamos estar a contribuir positivamente para evitar o desperdício alimentar, ajudar o nosso ambiente e acima de tudo, pouparmos igualmente tempo e dinheiro.

Contamos com o teu esforço para juntos fazermos a diferença! 

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Estratégias para uma limpeza eficaz da placa de indução 

Casa & DecoraçãoLifestyle

8 dicas de Feng Shui para um quarto equilibrado

Casa & DecoraçãoLifestyle

Oosouji: o método japonês para limpar a casa

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como remodelar a cozinha sem obras?