Desde 2015 que os sacos de plástico leves foram taxados pelo Governo, levando os consumidores a pagar cerca de 10 a 12 cêntimos por saco. Esta taxa já garantiu ao governo uma receita fiscal de cerca de 2,1 milhões de euros nestes últimos sete anos.
Para complementar esta medida, seria suposto a proibição dos sacos de plásticos da fruta, legumes e pão a partir do dia 1 de Junho, no entanto o governo voltou atrás na sua decisão e decidiu que, também estes sacos de plástico – os ultraleves transparentes, serão taxados.
Ainda não sabemos a partir de que dia estes sacos passam a ser pagos, nem o valor, mas certamente precisamos de alternativas!
Estarão os portugueses dispostos a pagar estes sacos? Essa decisão ficará ao critério de cada um, mas para que possamos investir num comportamento e consumo sustentável, deixamos aqui algumas alternativas que podes usar para não usares os sacos de plástico. O planeta agradece e muito e a tua carteira, a longo prazo, também!
Precisas mesmo de um saco de plástico?
Até hoje, os sacos de plástico ultraleves estavam à distância de uma banca de fruta ou legumes, eram grátis e nem pensávamos duas vezes em tirar 5 ou 6 sacos para usar em diferentes produtos. Mas era mesmo necessário?
Se fores hoje às compras, questiona-te: É mesmo necessário usar tantos sacos? Pensa se precisas mesmo deles antes de fazeres compras e arranja alternativas.
Reutilizar, reutilizar, reutilizar!
Mesmo que sejam sacos de plástico, reutiliza! São muitos os portugueses que, desde 2015, se dirigem até ao supermercado com sacos de plástico reutilizados. Guardar estes sacos já se tornou uma prática no dia-a-dia, e agora é hora de o fazeres cada vez que fores comprar pão, fruta ou legumes! Faz um bom uso deles e evita comprar novos, sempre que possível!
No entanto, já podes adquirir os sacos de cartão e reutilizá-los também! Dá preferência a estes e evita o plástico.
Sacos reutilizáveis
Sejam eles de tecido, pano, ou de rede. Hoje em dia já se compram em muitos sítios, são baratos e ótimas alternativas ao plástico. São indicados para transportar todo o tipo de produtos, inclusive o pão, legumes e frutas. Mais uma alternativa ao uso dos sacos de plástico.
DYI
Faz os teus próprios sacos personalizados, a partir de fronhas, t-shirts ou tecidos que já não uses. Uma forma criativa de fazeres o teu próprio saco de compras, uma grande opção de up-cycling e claro, mais uma forma de evitar o plástico.
Sacos de rede
Já os podemos encontrar em qualquer supermercado e podemos usá-los vezes sem conta para carregar as frutas e os legumes! Certifica-te que tens sempre um contigo para compras de última hora, e não te esqueças de os levar sempre que fores às compras. Podes adquirir um ou dois e reutilizá-los sempre, sem necessitar de usar os de plástico.
Se tiver de ser de plástico, que seja bem usado e reutilizado.
Um saco de plástico ultraleve para cada produto? Não é necessário. Usa o mesmo para o maior número de produtos que conseguires. E depois disso, certifica-te que fica em condições de ser reutilizado. Desta forma vais estar a contribuir para a redução do impacto ambiental, e claro, vais poupar imenso!
Pequenas escolhas, grandes passos na redução do impacto ambiental.