Um grupo de investigadores concluiu que realizar exercícios com pesos pode ajudar na luta contra várias doenças que aumentam o risco de morte precoce.
Para além de ser uma excelente forma de tonificar os músculos, realizar atividade física recorrendo ao uso de pesos pode reduzir, quase em 50%, o risco de morte precoce.
O grupo de especialistas estudou cerca de 100.000 indivíduos norte-americanos, todos com mais de 50 anos de idade, durante 10 anos.
Publicado na revista científica, “British Journal of Sports Medicine”, o estudo revela que levantar pesos reduz o risco de morte precoce em valores entre os 9% e 22%, dependendo do nível de atividade da pessoa.
Os investigadores concluíram igualmente que aliar aeróbica a exercícios com pesos torna a atividade física ainda mais eficaz, diminuindo o risco de morte precoce em valores entre os 41% a 47%.
Apesar de fatores como a raça, etnia, educação, índice de massa corporal e tabagismo não terem alterado as conclusões, os diferentes sexos revelaram resultados diferentes, sendo que os mesmos se revelaram mais favoráveis para as pessoas do sexo feminino.
Leia também sobre como a proteína é um nutriente essencial para o processo de perda de peso!
Escrito por João Serra