A utilização excessiva de aparelhos eletrónicos, ecrãs e computadores tem vindo a aumentar, assim como a fadiga ocular.
Hoje em dia, a fadiga ocular já afeta mais de 60% da população, e com as várias horas por dia que passamos em frente aos pequenos ecrãs, tem tendência para aumentar.
Cada vez mais cedo, as crianças são expostas a ecrãs e rapidamente surgem as dores de cabeça, a vista cansada e os olhos a lacrimejar. Isto são, sem dúvida, fatores que podem levar a fadiga ocular.
Mas o que é a fadiga ocular?
Quando estamos várias horas expostos ao computador, smartphones ou outros aparelhos semelhantes, estamos a esforçar a nossa vista e os olhos acabam por estar a sofrer um desconforto constante. A fadiga ocular ocorre quando os nossos olhos estão em esforço, e não tem descanso suficiente, podendo até provocar dor nos olhos.
Como evitar a fadiga ocular?
Sem sombra de dúvidas que reduzir a exposição aos ecrãs vai ajudar a combater a fadiga ocular, assim como a exposição ao brilho do computador. Para isso é necessário ajustar a luz à nossa volta para reduzir o brilho do ecrã. Verifica a luminosidade perto dos ecrãs para evitar o esforço dos olhos. Podes optar por um interruptor com regulação de intensidade luminosa ou mesmo adicionar um filtro ao monitor para reduzir o brilho. Os teus olhos vão agradecer!
Sabias que a altura do monitor deve estar à mesma altura do teu rosto, com uma ligeira inclinação do nível dos olhos, e a cerca de 60cm do rosto? Isto vai ajudar-te a reduzir o cansaço nos olhos.
As pausas são imprescindíveis para descansar os olhos. Não só porque deves fazer várias pausas no computador ao longo do teu dia de trabalho, como é recomendado que por cada 20 minutos de trabalho em frente ao ecrã, desvies o olhar por uns segundos. Assim os teus olhos podem recuperar da exposição ao computador.
Se for o teu caso, não dispenses o uso de óculos quando estás em frente ao computador. Não só vais estar a proteger os teus olhos, como vais estar a evitar expô-los a demasiada luz dos monitores.
Usa a regra 20-20-20: Segundo um estudo publicado e comprovado, a regra é muito simples, parar a cada 20 minutos durante 20 segundos e olhar a uma distância de 20 pés, cerca de seis metros. Esta regra ajuda a reduzir a fadiga e cansaço ocular.
Cuidar dos nossos olhos é importante, e evitar expô-los a agressões externas também. Quando estás cansado também sentes um tremor nas pálpebras? Fica a saber como preveni-lo e visita com regularidade o teu oftalmologista.