Comer fruta faz-nos bem. Queres ter uma vida saudável, certo? Existem algumas ações que podemos realizar que nos ajudam a ter mais saúde, nomeadamente beber água, dormir bem (sensivelmente, 8 horas), praticar exercício físico e comer adequadamente. A alimentação é fundamental. Ela é um dos alicerces da vida saudável que se deseja. Existem muitos alimentos reconhecidos como saudáveis, estando a fruta entre os mais populares porque, além de fazer bem, sabe muito bem. No entanto, convém escolher com critério a fruta que se come, porque até na fruta existem variedades mais e menos saudáveis. Sabe quais as frutas que se devem incluir na dieta diária.
Quais são as frutas que se devem incluir na dieta diária?
Queres saber quantas peças de fruta devemos comer por dia, não queres? Segundo a Direção-Geral da Saúde, uma autoridade inquestionável nesta matéria, o consumo diário recomendado é de três a cinco porções de fruta. Idealmente, devem ser cinco porções diárias, seja para crianças ou para adultos.
O conceito de porção deve ser entendido como cerca de 80 gramas de fruta para adultos, enquanto nas crianças equivale à quantidade que cabe na palma da mão do petiz, sensivelmente. Apesar da fruta conter açúcar, a recomendação para diabéticos revela-se a mesma que para a população em geral. O número de peças de fruta recomendado é o mesmo.
Os nutricionistas recomendam as cinco porções diárias de fruta. No entanto, os alimentos escolhidos apresentam as suas próprias características, qualidades distintas. Logo, geram benefícios diferentes. Existem alguns tipos de frutas que se revelam particularmente saudáveis e que devem ser integrados numa dieta diária.
1. Ananás
Este topo de fruta contém bromelina, uma enzima natural, que atua no organismo no sentido de quebrar as proteínas. Por isso, o consumo deste fruto ajuda na digestão. Comer diariamente ananás também ajuda a acelerar a cicatrização do corpo. O consumo de ananás auxilia ainda na prevenção da formação de coágulos de sangue.
2. Morangos
Esta peça de fruta é uma boa fonte de vitamina C. A sua riqueza em antioxidantes também é significativa. As propriedades anti-inflamatórias que se obtêm com o consumo de morangos revelam-se bastante benéficas para o organismo em diferentes sentidos, como também acontece com os mirtilos.
3. Laranja
Este tipo de fruta revela-se uma fonte rica de fibras, vitaminas, flavonoides e betacaroteno, que consiste num precursor da vitamina A, que intervém de forma direta na produção de melanina, que é responsável pela pigmentação da pele e a protege dos raios solares
Devido à vitamina C, o consumo deste fruto permite aumentar a imunidade. Além disso, comer laranjas diariamente ajuda a combater o envelhecimento precoce, porque este fruto contém flavonóides e carotenóides que combatem (e reduzem) os radicais livres, substâncias que promovem o envelhecimento celular do organismo e da pele.
4. Banana
Este tipo de fruta apresenta grande riqueza nutricional, sendo uma fonte rica em magnésio, potássio e vitamina C. A banana está associada a diversos tipos de benefícios. Uma das grandes qualidades da banana está no facto de subir o nível de serotonina. Portanto, o seu consumo até ajuda a relaxar.
5. Mirtilos
A riqueza em antioxidantes deste tipo de fruta não tem comparação. Comer mirtilos regularmente ajudará a reduzir o risco de diversas doenças, nomeadamente Alzheimer ou Parkinson. Os mirtilos também revelam ser uma boa fonte de fibra.
Além disso, os mirtilos permitem manter a boca limpa e asseguram uma proteção dos dentes em relação às cáries. Eles funcionam como uma espécie de pasta de dentes natural.
6. Kiwi
Apesar do kiwi não ser valorizado como merecia, esta variedade de fruta é bastante benéfica para a saúde. Este fruto revela ser uma boa fonte de vitamina C e E. Além disso, os kiwis também apresentam grande riqueza em potássio e magnésio. Por isso, o consumo deste tipo de fruta fomenta o bom desenvolvimento dos ossos e dentes. Este alimento ainda ajuda a manter as gengivas saudáveis.
7. Maçã
Esta peça de fruta tem uma riqueza nutricional importante. Ela contém potássio, fibras e compostos antioxidantes. A sua fama já vem de longe. Já há muito que os americanos defendem “An Apple a Day Keeps the Doctor Away”, que pode ser traduzido de forma livre como “comer uma maçã diariamente mantém o médico afastado.”
Desta forma, podemos analisar o ditado como uma indicação de que o consumo desta peça de fruta dá saúde. A verdade é que o consumo regular da maçã está associado a diversos benefícios. Este fruto revela-se um aliado de peso de quem quer emagrecer. A maçã é bastante saciante.
Além disso, o consumo deste tipo de fruta reduz as inflamações no sistema digestivo. Na casca da maçã, podemos encontrar uma fibra solúvel importante, a pectina, que melhora a microbiota intestinal.
No momento de ir às compras, não se podem trazer todos os tipos de frutas, já que há frutas que se devem incluir na dieta diária e outras nem tanto. Por isso, esta lista justifica-se pela necessidade de encontrar peças de fruta mais benéficas para a saúde. No entanto, a variedade também é importante.
O organismo fica fortalecido quando há um consumo de diferentes opções, pois isso permite a ingestão de vários nutrientes fundamentais para o corpo.