O Movimento Outubro Rosa (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.
O Movimento Outubro Rosa, acontece um pouco por todo o mundo, durante este mês. A cor rosa alastra-se com o objetivo de sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Assim sendo, o mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.
Infelizmente, em Portugal, anualmente são detectados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, e 1.800 mulheres morrem com esta doença.
Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher (com maior número de casos), cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
Segundo dados da consultora Iqvia, estes revelaram que em 2020, o ano mais recente com dados disponíveis, foram diagnosticados 7041 novos cancros da mama, o segundo cancro mais detetado em Portugal e representando 28% do total de novos carcinomas na mulher. Um total de 12% das doentes encontram-se em estádios mais avançados da doença.
O cancro da mama matou 1864 mulheres, traduzindo a maior mortalidade por cancro entre a população feminina portuguesa. Apesar destes dados, há boas notícias: 70% a 80% dos tumores da mama em fases iniciais são curáveis, para não falar que, a ciência mantém-se em constante evolução para descobrir novos métodos e a cura desta doença.
A chave para vencer o cancro da mama de forma mais eficaz é a procura por um diagnóstico precoce. Numa fase inicial da doença, as hipóteses de cura são maiores e podem estar acima dos 90%.
Movimento Outubro Rosa: Rastreio de cancro da mama
O teu médico de família ou assistente é a primeira pessoa a quem deves contactar para fazer um acompanhamento regular. Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em marcar uma consulta-
Outra iniciativa que podes ter para tirar todas as dúvidas é consultar o programa de rastreio gratuito da Liga Portuguesa Contra o Cancro.É um programa que já existe em vários concelhos do país e que é destinado a mulheres entre os 50 e os 69 anos. Não deixes para depois algo que podes e deves fazer já!
Infelizmente também, os casos de cancro da mama têm vindo a aparecer em mulheres cada vez mais jovens, por isso, se desconfias que algo possa não estar bem com o teu corpo, não hesites em consultar o teu médico.