Os dias festivos de dezembro podem representar um desafio para quem pretende manter a boa forma durante o ano. As tentações da quadra natalícia ou da festa de fim de ano podem fazer com que se aumente o peso significativamente.
Facilmente se engorda uns quilinhos nesta época que nos coloca à disposição tanta doçaria e tantos pratos tentadores para saborear. O ambiente festivo também ajuda no descontrolo. Pensar que é “só hoje” não faz estragos. Os danos de ceder às tentações nota-se, especialmente na barriguinha.
Ter uma preocupação com a gordura abdominal é natural, pois não se trata de uma questão meramente estética, embora esta também tenha o seu valor. É também importante em termos de saúde e de bem-estar físico e mental. A gordura abdominal está associada a vários riscos para a saúde, independentemente do género da pessoa.
Dicas para perder gordura abdominal rapidamente
Ora, no presente artigo, poderá aprender a recuperar a silhueta que tanto trabalho dá em manter. Iremos partilhar consigo um conjunto de dicas que permitem perder gordura abdominal de forma rápida e saudável.
1. Realizar exercícios físicos
A realização de exercícios físicos regulares permite promover a eliminação de gordura corporal. Basta investir 150 a 200 minutos por semana com exercícios físicos para acelerar o metabolismo, algo que ajudará a reduzir a gordura abdominal.
Conjugar atividades de resistência com exercícios aeróbicos é uma boa estratégia. A intensidade dos exercícios pode passar de moderada a alta. Há exercícios que permitem trabalhar a região abdominal, nomeadamente prancha e abdominal, que fortalecem essa região do corpo, permitindo definir os músculos dessa parte.
Contudo, embora esses exercícios também sejam importantes, especialmente para quem pretende perder barriga, a atividade física deve ser mais abrangente.
Os exercícios físicos podem variar entre a musculação e a calistenia (que consiste num método de treino que recorre ao peso do próprio corpo para fortalecer os músculos. Portanto, não requer equipamentos) e outros, como corrida, bicicleta ou dança, por exemplo.

2. Fazer uma alimentação equilibrada
Se pretende perder peso e reduzir a gordura abdominal, ajustar a rotina alimentar revela-se fundamental. No seu prato, deve ter constantemente legumes, proteínas magras e leguminosas.
O consumo de frutas e de cereais integrais também é importante. Estes alimentos fornecem nutrientes essenciais e ajudam a estabilizar o apetite. O consumo de fibras nas refeições permite prolongar a saciedade e regular a digestão, um truque que permite ser mais fácil não ceder a tentações.
3. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e não saudáveis
Este tipo de alimentos não é nada saudável. Enlatados, alimentos que passem por frituras, refrigerantes e molhos já prontos são prejudiciais para a saúde. O seu consumo promove o ganho de peso e a formação de gordura abdominal.
4. Evitar o consumo de álcool e de tabaco
O consumo excessivo de álcool é problemático para a saúde, mas não é o único hábito com efeitos nefastos. Todos sabemos que fumar é um vício prejudicial à saúde por vários motivos, mas também contribui para o aumento da gordura abdominal.
Esse vício promove o ganho de gordura visceral, origina problemas cardíacos e ainda aumenta o risco de doenças (nomeadamente, diabetes tipo 2). A combinação destes dois maus hábitos revela-se bastante danosa para a saúde, o que se revela na balança.
5. Dormir bem
Idealmente, devemos dormir entre 7 e 9 horas por noite, gerando em nós um efeito reparador. Uma boa noite de sono ajuda na regulação hormonal, contribuindo até para o controlo dos níveis de cortisol que, em excesso, dificultarão a perda de gordura abdominal.
Dormir esse tempo recomendado pelos especialistas do sono também estimula a produção de hormonas, como o GH, o que favorece o metabolismo e contribui para a desejada eliminação de gordura corporal.

6. Beber muita água
Beber água regularmente ao longo do dia é saudável. Uma boa hidratação desempenha um papel fundamental na perda de gordura abdominal. Compreende-se, afinal, que somos cerca de 70% água!
Recomenda-se o consumo de cerca 2 litros de água por dia, embora essa referência possa variar consoante as características da pessoa (idade, género, peso). A água não só permite regular o metabolismo corporal, como reduz a retenção de líquido corporal. O funcionamento dos rins melhora com o consumo regular da água.
Devido ao facto da água que se bebe ocupar um volume significativo no estômago, isso permite que a pessoa controle melhor o apetite. Por isso, torna-se mais fácil perder a gordura abdominal com este saudável hábito de beber água.
7. Beber chás
Não se trata de substituir a água pelo chá. Contudo, beber chá poderá ajudar-nos a cumprir o objetivo de 2L de água por dia. Há até determinados chás que ajudam a emagrecer. O chá-verde contém catequinas e cafeína, compostos que promovem uma ação termogénica e que, logo, aceleram o metabolismo.
Este tipo de chá ajuda no emagrecimento. Além disso, como contém ação diurética, ele contribui para a eliminação do excesso de líquidos do corpo. Por isso, o chá-verde desincha a barriga e favorece a eliminação da gordura abdominal.
8. Contar com o apoio de um nutricionista
Contar com a ajuda de um profissional da saúde, nomeadamente de um nutricionista, poderá ser decisivo para reduzir a gordura abdominal. Este profissional poderá ajudar a identificar desequilíbrios alimentares que podem fazer a diferença, garantindo maior eficiência na estratégia a adotar.
Um nutricionista pode identificar algo que esteja a impedir que se consiga os resultados desejados, criando um plano alimentar personalizado, devidamente adaptado às necessidades da pessoa.
