Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Como obter um Certificado de Competências Pedagógicas (CCP)?

Certificado de Competências Pedagógicas

Quem deseje ter habilitação legal para ser formador tem, necessariamente, que se familiarizar com o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP). Sabe o que é necessário para a ele ter acesso? Venha daí saber mais sobre este documento e as portas que ele poderá abrir à sua carreira profissional.

O que é o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP)?

Inicialmente denominado de CAP (Certificado de Aptidão Pedagógica), o agora CCP é um documento emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) que o vai habilitar a exercer, legalmente, a atividade profissional de formador.

O CCP pode, assim, ser solicitado nos serviços do IEFP ou através de uma entidade homologada pelo IEFP (caso o candidato tenha frequentado o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores) e tem validade vitalícia, ao contrário do que acontecia com o CAP que tinha de ser renovado a cada 5 anos.

Para que este certificado possa ser emitido, os candidatos devem preencher uma ficha de candidatura e apresentar o Cartão de Cidadão, fotocópia do Certificado de Habilitações Académicas e, caso se aplique, fotocópia do Certificado de Formação Pedagógica de Formadores.

Os candidatos que já tenham habilitação para a docência podem dirigir-se diretamente ao IEFP para submeter a sua candidatura e obter o CCP num processo que custa 50 euros. Caso se trate de um candidato que necessite de frequentar um Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, os preços variam consoante a entidade formadora.

Quais são os pré-requisitos para a obtenção do CCP?

Para que possa obter o CCP, torna-se necessário que reúna as seguintes condições:

  • Ter, pelo menos, o 9º ano de escolaridade, frequentar e concluir com aproveitamento um Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores com duração mínima de 90 horas e autorizado pelo IEFP, para lecionar os módulos de caráter mais operativo;
  • Desenvolvimento de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Pedagógicas (RVCCFOR) que terá por fim garantir que o candidato possui uma série de competências, pessoais e sociais, relacionadas com a atividade de formador: boa capacidade de comunicação, facilidade para trabalho em equipa, de acordo com o público-alvo, espírito de iniciativa e flexibilidade, criatividade para a conceção de materiais pedagógico-didáticos, autonomia no trabalho, capacidade para cumprir os objetivos gerais de cada formação, entre outras competências relevantes;
  • Posse de certificado de habilitações de nível superior que confira competências pedagógicas reconhecidas pelo IEFP como equivalentes às desenvolvidas no âmbito da formação pedagógica inicial de formadores.

Quais são as principais vantagens do CCP?

Com o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas, os candidatos ficam habilitados a:

  • Exercer a atividade profissional de formador em Cursos de Aprendizagem, Cursos de Educação e Formação de Adultos, Formações Modulares Certificadas, Cursos Vida Ativa, entre outras modalidades.
  • Inscrever-se na Bolsa Nacional de Formadores através da plataforma Netforce do IEFP.
  • Acesso ao Portal Netforce onde o formador pode encontrar, além da Bolsa Nacional de Formadores, ofertas de formação pedagógica inicial e contínua de formadores e referenciais de formação pedagógica inicial e contínua de formadores.
Related posts
EmpreendedorismoFormação & Carreira

Informação Empresarial Simplificada: O que é esta declaração?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Contrato de trabalho a termo certo: quantas vezes pode ser renovado

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber

CarreiraFormação & Carreira

Como pedir o registo criminal?