Uma popularíssima técnica de manicure, unhas de gel podem ser visualmente atrativas, mas nem sempre afetam a saúde da melhor maneira.
As unhas de gel são uma técnica de manicure que consiste em aplicar uma camada de gel sobre as unhas, com as mesmas a serem expostas a um catalisador com lâmpadas. Para, posteriormente, retirar esse gel é necessário recorrer a um profissional capacitado, que tratará de polir as unhas, até à sua retirada total.
No entanto, segundo os especialistas, a aplicação de gel e gelinho são procedimentos potencialmente danosos para as unhas, visto que esta técnica implica a raspagem das mesmas. Na verdade, recorrer a este procedimento pode contribuir para a interrupção do crescimento da unha.
A evidência científica conclui ainda que especialmente quem sofre de problemas de pele deve evitar o uso, pois esta técnica pode desencadear uma crise. Este procedimento aumenta também a probabilidade de desenvolver condições como infeções fúngicas, virais ou bacterianas, ajudando também a enfraquecer as unhas, tornando-as mais finas e quebradiças.
Mas não são apenas os produtos utilizados que podem danificar o seu corpo. As lâmpadas que emitem radiação UV usadas na secagem das unhas podem contribuir para o envelhecimento e aparecimento de cancro de pele, visto que a radiação emitida por estas luzes é quatro vezes mais forte do que a proveniente da luz solar.
A melhor maneira de evitar este tipo de problemas é simplesmente, de acordo com os especialistas dermatológicos, reduzir a quantidade de vezes que recorre a este procedimento, evitando colocar unhas de gel logo a seguir a retirá-las. Recomenda-se ainda o uso de protetor solar, com o objetivo de evitar os danos causados pela radiação UV, bem como uma série de maiores cuidados com as unhas, como o uso de cremes hidratantes para as fortalecer.