Quantcast
CarreiraFormação & CarreiraNotícias

O Empreendedorismo em Portugal

Empreendedorismo em Portugal

Nos últimos anos, o cenário do empreendedorismo em Portugal tem vindo a crescer, promovendo a abertura de cada vez mais negócios em território nacional.

O empreendedorismo é, essencialmente, a criação de novos negócios a partir de um produto ou serviço inovador, estando também relacionado com a melhoria de determinados produtos ou serviços existentes. E está constantemente associado ao surgimento de novas empresas e produtos no mercado, sendo a “criatividade” o principal termo a ser relacionado com este meio.

Portugal não fecha os olhos ao meio! Cada vez mais startups têm marcado presença no mercado português, com o empreendedorismo a levar a que estas entidades “mexam” com a economia local, potenciando-a. Na verdade, de acordo com dados do serviço de estatísticas da União Europeia, Eurostat, no segundo trimestre de 2021, o registo de novas empresas aumentou em 36%.

Empreender em Portugal vem, obviamente, com os habituais riscos de qualquer mercado de empreendedorismo. No entanto, o Governo português conta com programas de fomento a pequenas e médias empresas, tornando o território nacional uma das melhores opções para dar o salto e tornar-se empreendedor.

De facto, promover o desenvolvimento das pequenas e médias empresas é um grande objetivo de todos os Estados-membros da União Europeia. Um dos exemplos de apoio português ao empreendedorismo é a Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, ou StartUP+, que pretende criar e desenvolver um ecossistema empreendedor estável, com o objetivo de atrair investimento estrangeiro.

Portugal é dos países que mais se destaca em termos de empreendedorismo e está acima da média Europeia quanto ao crescimento das pequenas e médias empresas, apresentando diversas vantagens para quem procura explorar este meio.

Em território português, as startups podem contar com o apoio de diversas organizações não-governamentais que apoiam empreendedores em vários departamentos, bem como com subsídios destinados a novos negócios cuja energia provenha de fontes renováveis.

Além disso, Portugal é, em contexto europeu, um dos países com mais e melhores formações para empreendedores, chegando a ter o empreendedorismo como parte do currículo educacional, tendo também uma rede de incubadoras, onde várias startups partilham ideias e conhecimentos, promovendo um desenvolvimento equilibrado e sustentável destas pequenas e médias empresas.

Por último, o mercado português é pequeno, o que faz com que as pequenas e médias empresas em rápido crescimento se expandam para mercados estrangeiros.

Nova plataforma Startup Portugal

Com o objetivo de obter um retrato claro do ecossistema de empreendedorismo do país, a Startup Portugal vai lançar uma nova plataforma de mapeamento, sendo que o concurso público deverá ser lançado durante o primeiro trimestre de 2023.

Os requisitos desta plataforma estão a ser definidos, com a Startup Portugal a procurar apresentar algo de novo ao público no final deste ano.

 

Related posts
Bem-Estar no trabalhoDicasFormação & Carreira

Colega de trabalho: como permitir um bom ambiente

CarreiraFormação & Carreira

Procura de emprego: porque deves fazer uma pausa

DicasFormação & Carreira

Como reduzir as distrações no trabalho

CarreiraDicasFormação & Carreira

5 erros que podem sabotar a tua carreira