Uma novidade que vem para facilitar a vida de muita gente: agora já é possível viajar de metro em Lisboa e pagar com cartão bancário.
Há semelhança do que já acontece noutras cidades europeias, agora o metro de Lisboa vai facilitar o acesso a mais pessoas, ou seja, caso te esqueças de carregar o teu passe no dia 1 de cada mês ou se vais usar o metro num dia excepcional, já não precisas de te preocupar em comprar bilhete. Basta que tenhas o cartão bancário à mão e voilá, tens direito a uma voltinha por Lisboa!
Esta nova alternativa do metro de Lisboa entrou em vigor esta semana e promete melhorar a mobilidade e a sustentabilidade da cidade. O objetivo passa também por melhorar a experiência de quem usa o metro.
A partir de agora, quem pretender viajar de metro (cada viagem custa €1.65 e é válida para toda a rede do metro) poderá fazê-lo simplesmente aproximando o cartão, o telemóvel ou o smartwatch de pagamento contactless de um validador, aguardar por uma mensagem de sucesso, acompanhada por uma luz verde e sinal sonoro e seguir viagem. Graças a esta tecnologia, o intuito do metropolitano de Lisboa é que esta seja uma experiência rápida, segura e sem complicações, facilitando o fluxo nas estações, as filas e reduzindo os tempos de espera.
O panorama desta mudança parece promissor. Os pagamentos eletrónicos tornam os transportes públicos mais eficientes e atrativos, mas também contribuem para uma cidade mais amiga do ambiente, sendo este um foco muito importante para o papel da sustentabilidade.
Lisboa, junta-se assim ao Porto, que já usa esta modalidade desde o ano passado e fica também na lista das mais de 100 áreas urbanas europeias que, graças à colaboração da Visa com autoridades locais e regionais, têm atualmente pagamentos digitais nos transportes públicos.
Se ficaste com alguma questão por esclarecer, o metro de Lisboa ajuda-te e esclarece tudo o que precisas de saber aqui.