O uso de sementes na alimentação é uma mais valia na nossa vida, estão carregadas de vitaminas, gordura e óleos essenciais que contribuem para o bom funcionamento dos nossos tecidos e órgãos: do nosso sistema nervoso e imunitário, do metabolismo e ainda ajudam a manter a pele saudável e combatem a fadiga muscular.
Qual a importância das sementes na alimentação:
Para além de serem vitais na nossa alimentação, têm um ótimo sabor e podem fazer toda a diferença na hora da refeição e a cada garfada: são muitas vezes usadas durante a confeção de pratos, como topping, base de um molho ou tempero. Hoje em dia, à medida que a consciência sobre a importância de uma dieta saudável e equilibrada aumenta, as sementes na alimentação ganham ainda mais destaque, pois estão carregadas de benefícios:
- contêm proteínas de alta qualidade, fornecendo uma ampla gama de aminoácidos essenciais para a construção e reparação dos tecidos do nosso corpo.
- são uma excelente fonte de gorduras saudáveis, como ácidos: ómega 3 e ómega 6, que desempenham um papel importante na saúde cardiovascular e cerebral
- As sementes também são ricas em vitaminas e minerais, como vitamina E, vitamina B, magnésio, zinco, ferro e cálcio, ou seja, desempenham um papel vital no funcionamento do sistema imunológico, no metabolismo energético, na saúde óssea e em muitas outras funções biológicas.
- As fibras são fundamentais para a saúde digestiva, pois ajudam a regular o trânsito intestinal, no entanto a principal regra é não exagerar.
Como usar as sementes na alimentação?
As sementes na alimentação têm ainda outras vantagens. Podem ser consumidas cruas, torradas, moídas, adicionadas a saladas, smoothies, iogurtes, pães, bolos e muitas outras preparações culinárias. A variedade de sementes disponíveis é vasta, incluindo chia, linhaça, girassol, gergelim, abóbora, quinoa e muitas outras. Podes ficar a saber mais sobre o tipo de sementes e os seus benefícios, aqui.