Quantcast
NutriçãoReceitasSaúdeSaúde & Bem Estar

Tipos de sementes e os benefícios para a nossa saúde

Tipos de sementes

Neste artigo conhece os vários tipos de sementes e como os mesmos podem beneficiar a tua saúde.

  • Sementes de Abóbora 

Recheadas de ômega-3, vitamina E, magnésio, entre muitos outros componentes, as sementes de abóbora ajudam na perda de peso, na diminuição da inflamação e no combate da anemia, protegendo assim as células do organismo, de modo a promover o bem-estar. 

Além disso, estas sementes ajudam a combater o excesso de stress e do cansaço,  auxiliando assim na estimulação da memória cerebral. 

  • Sementes de Chia

Os benefícios que as sementes de chia oferecem para a nossa saúde já são conhecidas há centenas de anos, devido ao aumento de resistência que a mesma origina contra as doenças, fornecendo assim propriedades anti-inflamatórias. 

Deste modo, estas sementes ajudam a controlar a glicose, a prevenir as doenças cardiovasculares e o combate à prisão de ventre. 

  • Sementes de sésamo

Também conhecidas como “Gergelim”, as sementes de sésamo podem ser facilmente incluídas na alimentação, fornecendo assim propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Este ingrediente auxilia também na redução dos níveis de colesterol, e no controle da pressão arterial. 

As sementes de sésamo também estão recheadas de vitaminas, como a vitamina E, vitaminas de complexo B e em minerais como o ferro, zinco e o fósforo. 

  • Sementes de Quinoa 

Cultivada há  mais de 5000 anos, as sementes de quinoa constituem um elevado teor de proteínas e de gorduras polinsaturadas. A quinoa também contêm uma grande riqueza de fibras e minerais, como o cálcio, a vitamina B2, o ferro, entre outros. 

O consumo desta componente ajuda no melhor controlo da glicemia, auxiliando assim no transporte de oxigénio para as células e para a formação dos ossos e dos dentes. 

  • Sementes de Linhaça 

As sementes de linhaça podem ser consumidas juntamente com a salada, com o iogurte ou até mesmo com os cereais, de modo a prevenir as doenças cardiovasculares e o risco de surgir alguma doença cancerígena. Mas este ingrediente também ajuda na diminuição e na intensidade de algumas características provocadas pela menopausa. 

Dicas de receitas

  • Lombo de salmão em crosta de sementes

Para esta receita precisas de 400 gr de lombos de salmão sem espinhas e sem pele, 4 colheres de sopa das sementes que mais gostas, colocar o forno a pré-aquecer a 180º e esperar até o teu ser confecionado. 

Clica neste link e descobre o passo a passo desta receita para desfruta desta delícia. 

  • Panqueca de banana com sementes de linhaça 

E que tal uma panquecas de banana com sementes de linhaça? 

Necessitas apenas de esmagar ½ banana, 2 ovos, 65 gr de farinha de linhaça e 60 ml de bebida vegetal. Esmaga as bananas e mistura os restantes dos ingredientes até obteres uma massa homogênea, em seguida aquece a tua frigideira e prepara um sumo natural para desfrutares deste lanche saudável.

Consegues ter acesso à esta receita completa clicando neste link.

  • Cuscuz de quinoa acompanhado de ervilhas e sementes de chia

Para confecionares esta receita separa 100 gr ervilhas, 300 gr de quinoa pré-cozida, 100 gr de curgete, metade de um pimento vermelho e um pimento de amarelo, entre outros ingredientes. E para incrementar esta delícia, serve esta receita acompanhada de uma colher de iogurte e uma pitada de casca de limão.

Descobre o passo a passo deste prato principal através deste link

  •  Filhoses com calda de mel e sementes de sésamo 

Para esta guloseima, mistura a farinha, os ovos, o sumo de laranja, o sal, o azeite, a manteiga, as raspas de laranja e a aguardente dentro de uma batedeira. Em seguida retira a massa da batedeira, amassa ligeiramente a mesma e deixa descansar de um dia para o outro. 

Todos os detalhes desta sobremesa encontras no link

Importante: Caso queiras introduzir os tipos de sementes de forma mais rigorosa na tua alimentação e na tua dieta , aconselhamos-te a consultar um médico especialista

Agora que já conheces estes tipos de sementes, clica no link e descobre como confecionar três receitas rápidas e saudáveis.

Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão