O regresso ao trabalho pós-férias pode mesmo causar stress e algum desespero, mas há algumas formas de conseguir contornar a situação. Voltar à rotina tem os seus prós e contras, mas quando o ambiente de trabalho e a desmotivação já são recorrentes, pode ser ainda mais difícil. Mas antes de tudo, vale a pena respirar fundo e tentar encarar este regresso ao trabalho com energias recarregadas como uma oportunidade para, quem sabe, inverter aqui algumas situações mais desmotivadoras.
Para que este conjunto de sensações negativas não afetem tanto o regresso ao trabalho, preparamos algumas dicas para te ajudarem a diminuir o stress, algum aborrecimento ou até mesmo algum tipo de episódio depressivo.
7 Dicas para o regresso ao trabalho pós-férias:
#1. Recomeça o trabalho de forma gradual:
Se não estás a conseguir acompanhar e voltar ao ritmo habitual e alucinante do dia de trabalho, começa por fazê-lo com calma e de forma gradual. O corpo e a mente precisam de tempo para voltar à rotina, por isso começa por tarefas mais simples e mais fáceis para não ficares ainda mais stressado.
#2. Dormir bem de noite é fundamental:
Ainda que haja um turbilhão de sensações, garante que as tuas noites de sono são de qualidade. É meio caminho andado para que o dia seguinte seja mais prazeroso e com uma maior disposição para voltar à rotina de trabalho.
#3. Procura atividades que te estimulem e que te causam bem estar:
Ter momentos bons, de satisfação e alegria na tua rotina habitual, é fundamental para evitar que te sintas esgotado e stressado no ambiente de trabalho. Procura uma atividade no teu tempo livre que te complete e te proporcione bem estar físico e mental, como um passeio ao ar livre, andar de bicicleta, ir ao ginásio ou ao cinema.
#4. Procura socializar fora do ambiente de trabalho:
Sempre que conseguires sair da tua área de trabalho, fá-lo. Seja na hora de almoço ou após o horário de saída, procura socializar e estar com amigos para que te possas distrair e descontrair sem pensar em trabalho.
#5. Ambienta-te de novo ao ritmo laboral:
Ainda que possas voltar ao ritmo de trabalho de forma gradual, conversa com os teus colegas e põe-te a par das novidades, do que foi feito na tua ausência, o que ficou por fazer ou algum outro ponto relevante. Isso vai ajudar-te a entrar novamente no ritmo.
#6. Tira férias de forma estratégica:
Antes de mais, é importante não tirar as férias todas de uma vez. Para evitar sensações negativas, reparte o período de férias de forma a conseguires mais dias de descanso e aproveita pontes e feriados para conseguires mais dias de descanso.
#7. A ajuda profissional é importante:
Se o stress persistir ou alguns sentimentos desagradáveis como a tristeza, ansiedade ou raiva impactarem a tua vida, pode ser necessário procurar apoio especializado na área da saúde mental.