Quantcast
AutomóveisCódigo da EstradaDicasManutenção

Cuidados a ter com a chegada das primeiras chuvas

Primeiras chuvas

Ainda que as primeiras chuvas já tenham chegado antes do Outono, estas poderão ser consideradas as chuvas mais perigosas na estrada, daí ser tão importante estarmos atentos à condução e às práticas que precisamos para ter destreza suficiente para nos ajudar em situações mais perigosas.

O Outono traz as condições meteorológicas mais imprevisíveis, por isso todo o cuidado é pouco. Com as primeiras chuvas é normal aparecerem algumas sujidades que o tempo seco fez acumular, como resíduos, poeiras, lixo acumulado na berma da estrada e principalmente óleo, o que torna as estradas mais escorregadias e sujas, prejudicando a aderência do automóvel à estrada, pondo em causa a segurança durante a condução.

Também a chegada da chuva acaba por tornar as estradas escorregadias e reduzir a visibilidade. No entanto, com algumas precauções simples, é possível garantir uma viagem mais segura em dias chuvosos.

Vê aqui alguns dos cuidados a ter:

#1. Atenção aos lençóis de água:
Nos dias de bastante chuva é normal que se formem lençóis de água nas estradas. Caso isso aconteça, reduz a velocidade e conduz com o máximo cuidado possível para evitar algum acidente.

#2. Aumentar a distância de segurança e a distância de travagem:
Com as primeiras chuvas o piso molhado nas estradas acaba por dificultar a aderência do pneu do automóvel fazendo com que haja uma diminuição na capacidade de travagem. Aumentar a distância de segurança dos outros carros e obter assim uma maior distância de travagem vai ajudar-te a ter tempo de reação.

#3. Travar sempre com o motor:
Travar com o motor é uma técnica que deve utilizar quando conduz em pisos molhados, por isso importante quando conduz com chuva. 

#4. Verificar regularmente a pressão dos pneus:
A correta pressão dos pneus e profundidade do pneu são essenciais para garantir uma boa aderência a pisos mais molhados ou escorregadios provocados pelas chuvas. Verifica regularmente a pressão dos pneus, se está correta e se estão em boas condições. 
#5. Desembaciar os vidros:
Um dos problemas nos dias de chuva é que deixam os vidros do carro embaciados. Por isso, é importante ter os vidros desembaciados para garantir o máximo de visibilidade e fazê-lo antes de iniciar a marcha, evitando assim distrações durante o percurso.

Related posts
AutomóveisManutenção

Por que é que o carro não pega? Principais motivos

AutomóveisManutenção

Fumo branco no tubo de escape: possíveis significados

AutomóveisDicas

O que fazer ao abastecer com o combustível errado

AutomóveisDicas

Dicas para não enjoar numa viagem de carro