Quantcast
FinançasFinanças PessoaisNacional

Literacia Financeira: formações e conteúdo online

Literacia Financeira: formações e conteúdo online

A literacia financeira está na ordem do dia. Se, em muitos casos, a literacia financeira serve apenas para esconder a inaptidão para tomar decisões políticas que beneficiem os portugueses, em muitos outros acaba por ser uma preciosa ajuda na gestão das nossas finanças pessoais.

Falar em gestão das finanças pessoais hoje em dia, é também falar de uma série de formações e conteúdos online que prometem tornar a nossa vida financeira mais simples e, sobretudo, mais organizada e amiga da poupança.

Venha conhecê-las!

Formações e conteúdo online sobre Literacia Financeira

Começamos o nosso périplo pela literacia financeira com as formações Moneylab, um laboratório financeira criado por Bárbara Barroso, consultora e palestrante internacional.

Para além de uma vasta oferta formativa na área da educação e literacia financeira adaptada a diferentes necessidades, tanto para adultos como para crianças e jovens, entre os quais se destaca o curso “Do Zero à Liberdade Financeira”, a Moneylab leva a cabo, no âmbito da sua Academia de Literacia Financeira, sessões de esclarecimento abertos ao público sobre temas tão diversos como o Orçamento de Estado, o Sistema Bancário ou o Empreendedorismo.

Criado pela DECO Proteste, este curso tem por objetivo dotar os participantes (grande público) de conhecimentos em Finanças Pessoais de modo a que estes consigam identificar alternativas financeiras que contribuam para uma melhor gestão do seu dia-a-dia.

Como se trata de uma formação em e-learning, os participantes podem aceder à mesma a partir de qualquer lugar a partir de um dispositivo com ligação à Internet e em qualquer momento, já que cabe a cada um definir quando consultar os conteúdos programáticos.

De referir que, após a data de inscrição, o formando tem acesso à plataforma durante um período de quatro semanas.

Em termos de conteúdos, a formação divide-se em quatro grandes blocos (Mudar a Relação com o Dinheiro; O Orçamento Familiar; Controlar Créditos e Analisar Seguros; e Investir e Multiplicar Rendimentos.

Assim, entre os vários blocos, irá poder aumentar os seus conhecimentos sobre a poupança e o pensamento financeiro, como elaborar um orçamento familiar, travar o endividamento ou o que são e como investir em Certificados de Aforro e do Tesouro.

Criado no âmbito do Programa de Literacia Financeira, o curso “Finanças para Todos”, destinado a todos os maiores de 18 anos, oferece um amplo conteúdo programático que vai dar aos formandos a oportunidade de travarem e aprofundarem conhecimento nas áreas relativas a créditos, seguros, investimentos e impostos, bem como aprenderem a elaborar um orçamento familiar e como adotar técnicas de poupança.

Sublinhe-se que o curso “Finanças para Todos é gratuito e tem a duração de cinco semanas com cinco aulas no horário 18h30 – 20h15 subordinadas às seguintes áreas temáticas:

1ª aula: Planeamento Financeiro e Orçamento Familiar

2ª aula: Crédito aos Consumidores e à Habitação

3ª aula: Investimento e Reforma

4ª aula: Banca, Seguros e Literacia Financeira Digital

5ª aula: Sobre-endividamento e Resumo Final

As sessões de formação do curso podem adoptar dois formatos:

  • Sessões de formação presenciais no campus da Nova SBE (Carcavelos)​;
  • Sessões de formação Online.
Related posts
FinançasInvestimentosNacionalNegócios

RCBE: saiba tudo sobre o Registo Central do Beneficiário Efetivo

FinançasFinanças PessoaisNacionalSeguros

Seguro de Vida: IAD ou ITP – qual opção escolher?

FinançasFinanças PessoaisNacionalSubsídios

Subsídio de Alimentação: o que precisa saber

FinançasFinanças PessoaisNacional

Arrendamento Jovem Porta 65: O que muda em 2024?