Todos sabemos da importância de fazer uma limpeza regular ao carro. Embora a lavagem dos automóveis seja um processo mais prático, com as diversas empresas que surgiram que facilitaram essa tarefa, a verdade é que limpar os vidros do carro pode revelar-se um grande desafio pois, frequentemente, permanecem manchas irritantes.
No entanto, com as dicas de especialistas em limpeza de vidros que são partilhadas na internet, podemos aprender os passos que devemos dar para garantir uma limpeza dos vidros do automóvel como se deseja, sem manchas.
Conhece a melhor forma de limpar os vidros do carro. Um processo simples e eficaz que assegura uma limpeza irrepreensível!
Segurança
Não se devem desvalorizar os vidros manchados. Trata-se de um problema grave e sério, porque prejudica a visibilidade, especialmente quando se circula em condições adversas ou quando não se está perante a melhor iluminação.
Deste modo, é fundamental perceber que um carro não pode apresentar manchas nos vidros, porque se trata de algo que irá comprometer a segurança do condutor e dos passageiros.
Felizmente, há boas notícias para quem está habituado a lidar com manchas de água mais “teimosas” no vidro do carro. Há estratégias que ajudam a garantir uma limpeza eficiente dos vidros do carro que garantem uma visibilidade clara através do pára-brisas e das janelas. Logo, promove uma condução segura.
Processo de limpeza
É fundamental ter alguns cuidados no momento de limpar os vidros do carro. Se se pretende garantir uma limpeza correta das manchas de água do vidro, há que ter paciência para cumprir com todos os passos que asseguram sucesso nesta tarefa.
Materiais necessários
- Limpa vidros, específico para vidros de carros:
Alternativa 1: usar um limpa vidros tradicional de boa qualidade;
Alternativa 2: usar uma solução caseira (composta por vinagre branco e água);
- Balde com água limpa;
- Pano macio de microfibra;
- Borrifador (opcional).
A escolha do local
É importante escolher bem o local, Deve colocar o carro num sítio estratégico.
Idealmente, o carro deve ficar estacionado num lugar à sombra, protegendo-o da exposição ao sol que promove uma secagem demasiado rápida. Devemos evitar lavar o carro sob luz solar direta, porque será mais fácil a água evaporar rapidamente, causando as indesejáveis manchas.
A limpeza
Primeiro, com um pano macio e húmido, deve remover o pó e a sujidade do vidro.
A aplicação do produto
Aplique o produto escolhido (seja um limpa vidros específico para carros, seja um limpa vidros tradicional, seja a solução caseira) na área manchada com o pano macio de microfibra.
É uma boa estratégia usar produtos de limpeza específicos para vidros de carros, pois eles são os mais indicados. Estes produtos são os mais adequados, porque ajudam a evitar a acumulação de minerais e resíduos.
Caso recorra ao limpa vidros, não se esqueça de seguir as instruções do fabricante do produto.

Preparação da solução caseira
Caso opte por usar a solução caseira, faça a mistura. Coloque vinagre branco e água num recipiente, em partes iguais, e misture. Ao usar esta solução, borrife a mistura na área manchada ou opte por humedecer o pano com a solução.
No momento da limpeza, esfregue o vidro, suavemente. Convém prestar uma atenção especial às áreas do vidro com manchas de água ou outros resíduos. Posteriormente,
caso seja preciso, aplique um pouco mais de pressão para garantir a máxima eficácia.
Deixar o produto atuar
É necessário esperar algum tempo para permitir que o produto atue. Geralmente, bastam alguns minutos (de 2 a 5). No entanto, leia as indicações do fabricante e atue conforme as informações apresentadas.
Momento de remover o produto usado
Esta etapa consiste em enxaguar a área com água limpa, o que pode ser feito com um balde ou uma mangueira. É fundamental que todas as áreas do vidro sejam devidamente enxaguadas. Certifique-se de que nada escapa. Nem os cantos, nem as bordas, zonas frequentemente negligenciadas.

Garantir que o vidro fica seco
Posteriormente, deve usar-se um pano seco para certificar-se que o vidro fica mesmo seco. É fundamental usar um pano macio, limpo, para que o trabalho fique perfeito. É importante que se seque o vidro imediatamente após qualquer lavagem, pois esse procedimento impede que a água deixe resíduos ao secar.
Por fim, a inspeção
Uma boa forma de assegurar que todas as manchas de água e resíduos foram devidamente removidos é proceder a uma inspeção. Caso ainda persistam manchas, deve repetir o processo de limpeza.
Com este procedimento, consegues garantir uma ótima limpeza dos vidros do carro, sem manchas. Contudo, deves ter em consideração que os vidros devem ser alvo de uma limpeza regular.
Essa estratégia impedirá que se acumule demasiada sujidade nos vidros do teu carro. Idealmente, o carro deve ser guardado numa garagem, pois ficar num local coberto garante uma maior proteção. Não ficar exposto à chuva e a outros elementos (como pó) será benéfico para o carro manter-se impecável por mais tempo.
