A máquina de lavar louça é um dos eletrodomésticos mais populares de uma casa. A sua utilidade é inegável. Não só nos poupa tempo, como poupa dinheiro. Lavar a louça à mão não só é uma tarefa desagradável de fazer, como também tende a implicar um desperdício significativo de água. Apesar de ser um eletrodoméstico bastante útil para lavar louça, não se deve abusar das suas potencialidades e há itens que não deve lavar na máquina.
10 itens que não deve lavar na máquina da louça
A verdade é que muitas pessoas costumam colocar muitos itens que não devem ser lavados nesta máquina. Reunimos alguns dos itens que não deve lavar na máquina da louça. Caso caia nesse erro, não só arrisca estragá-los, como pode colocar em causa o eletrodoméstico. Os danos podem surgir nos itens colocados e / ou no aparelho, prejudicando as suas funções no imediato ou a sua a longevidade.
1. Facas de cozinha
Não é boa ideia colocar objetos afiados na máquina de lavar louça. Facas afiadas podem ser de grande utilidade no nosso quotidiano. Contudo, se forem lavadas no eletrodoméstico, podem deixar de ser tão boas.
Mesmo que as instruções do fabricante o permitam, evite lavar as facas no eletrodoméstico.
Será melhor lavar as facas à mão. Lave as facas de cozinha à mão, cuidadosamente, em água quente com sabão.
Os ciclos de lavagem do eletrodoméstico podem danificar a lâmina. Além da água quente e do calor do ciclo de secagem poderem alargar os cabos das facas, o detergente também não é benéfico para este precioso utensílio de cozinha.
2. Canecas térmicas de viagem
Este tipo de item tende a apresentar pequenos espaços entre as camadas que garantem o calor. A maioria das canecas térmicas é assim. Por isso, deve evitar colocá-las no eletrodoméstico.
O jato forte da máquina poderá fazer com que a água se acumule nesse espaço, promovendo a proliferação de bactérias. Além de gerar um odor insuportável, prejudica significativamente o sabor da água, que apresenta depois um gosto estranho, desagradável.
3. Tachos e panelas antiaderentes
Estes itens podem ser prejudicados pelos ingredientes que integram os produtos de limpeza do eletrodoméstico, nomeadamente sal e detergente. Estes elementos, em conjunto com a pressão da água, tendem a danificar os tachos e as panelas antiaderentes.
A sua superfície é danificada, perdendo a sua característica antiaderente. Não se deve colocar estes utensílios de cozinha antiaderentes na máquina de lavar, exceto se o fabricante declarar que é seguro lavá-los no eletrodoméstico.
4. Tampas de panelas de pressão
Não se deve colocar estes itens no eletrodoméstico, porque esse erro pode levar a que pequenas partículas de alimentos (ou até de detergente) fiquem no regulador ou nas válvulas de segurança das tampas das panelas de pressão.
Em vez de lavar estes itens na máquina de lavar louça, opte por lavar as tampas das panelas de pressão à mão, em água morna e ensaboada. Posteriormente, após lavar bem, cuidadosamente, não se esqueça de secar adequadamente.
Não se deve guardar com a tampa no local, porque a junta pode selar permanentemente. Caso tal aconteça, pode perder a panela.

5. Cobre ou outros metais preciosos
Este tipo de item destaca-se pela beleza. No entanto, se forem lavados na máquina de lavar, as peças de cobre podem ficar baças ou descoloridas. Naturalmente, peças de prata, ouro e bronze também devem ser mantidas fora da máquina. Este tipo de item ficará manchado, perdendo o acabamento brilhante.
6. Peças de cristal, porcelana e pintadas à mão
Se não quer que as suas peças de cristal se deteriorem, não as lave no eletrodoméstico. Os produtos de limpeza específicos da máquina de lavar louça tendem a deixar estas peças
sem brilho. Bastam algumas lavagens para eles ficarem danificados.
Evite também colocar pratos finos de porcelana ou de loiça pintada à mão na máquina de lavar-louça. Esses itens mais delicados poderão perder qualidades. Se forem lavados na máquina de lavar louça, podem lascar, desbotar, ficar baços ou perder o acabamento.
Mesmo os talheres que apresentem cabos esculpidos de marfim ou osso devem ser lavados à mão, cuidadosamente. Embora algumas instruções do fabricante possam indicar essa possibilidade, convém fazer o que é mais seguro.
7. Copos de medição impressos
Estes itens devem ser lavados à mão. Caso opte por lavar os copos de medição no eletrodoméstico, com o tempo, o detergente para máquina de lavar louça removerá as medidas impressas na lateral. Por isso, esses itens perderão a sua utilidade e deixarão de permitir a medição.
8. Objetos de madeira
Existem vários itens deste material que só serão protegidos, se não forem colocados no eletrodoméstico. O detergente da máquina de lavar loiça é bastante abrasivo, prejudicando os objetos em madeira.
Caso se faça uma lavagem desses itens na máquina, com o tempo e as lavagens frequentes, a madeira ficará riscada. O calor do ciclo de secagem é outra razão que prejudica a madeira, fazendo com que ela se deforme ou até rache.
Itens como tábuas de cortar deste material, colheres e facas com cabos de madeira ou outros utensílios de madeira devem ser lavados à mão. As tábuas de corte, por exemplo, devem ser lavadas logo após a sua utilização. Contudo, não as submerja em água. Pode usar um pouco de bicarbonato de sódio para eliminar as nódoas.

9. Recipientes de plástico
Este tipo de material não reage bem ao calor. Logo, com a água bem quente da máquina de lavar, poderá haver danos. Pode atuar conforme as recomendações do fabricante para evitar danos, sendo que lavar à mão tende a ser a melhor opção.
10. Itens de ferro fundido
É necessário muito esforço para que os utensílios de cozinha de ferro fundido se apresentem com as suas qualidades. Usar a máquina de lavar loiça para os higienizar não é a melhor solução, pois pode estragar esses itens (ou fazer com que fiquem enferrujados).
O procedimento adequado para lavar peças de ferro fundido consiste em usar água quente. Não se deve usar detergente da loiça. Depois, para remover os alimentos agarrados, esfregue com uma esponja macia, delicadamente. Finalmente, seque bem com a ajuda de uma toalha ou pano. Desta forma, não irá danificar a camada protetora desses itens.
Tenha o cuidado de proteger os seus itens e o eletrodoméstico pois, para ele apresentar uma maior longevidade, devemos tomar algumas precauções. Como se constatou ao longo do artigo, a máquina de lavar pode revelar-se um eletrodoméstico formidável, mas não faz milagres e não serve para lavar tudo!
