Quantcast
Cultura & ViagensLifestyle

Grande Rota das Montanhas Mágicas 

grande rota montanhas mágicas

O nosso país tem vários percursos interessantes para quem gosta de fazer caminhadas. Há até percursos que implicam percorrer grandes distâncias e que recebem a designação de Grande Rota.

A GR60 é, seguramente, uma experiência que encantará todos os amantes da Natureza. A também chamada Grande Rota Das Montanhas Mágicas (GRMM) proporciona momentos memoráveis a todos os que realizam este percurso singular. 

No presente artigo, iremos dar a conhecer o básico desta GR. Assim, todos os que tenham interesse em fazer este percurso poderão obter informação detalhada sobre um trajeto verdadeiramente fascinante. 

Características da GRMM

A Grande Rota Das Montanhas Mágicas consiste num percurso circular que se estende ao longo de diversas etapas. A GR60 apresenta-se ao longo dos maciços da Gralheira (serras da Freita, Arada e Aresta) e do Montemuro, entre os rios Douro e Vouga. 

O percurso da GR60 permite atravessar a área geográfica de um conjunto significativo de municípios do centro/norte do país. São sete no total, nomeadamente:  

  1. Arouca
  2. Castelo de Paiva
  3. Castro Daire
  4. Cinfães
  5. São Pedro do Sul
  6. Sever do Vouga 
  7. Vale de Cambra

A Grande Rota Das Montanhas Mágicas também permite conhecer 4 sítios da Rede Natura 2000, nomeadamente Serras da Freita e Arada, Serra do Montemuro, Rio Paiva e rio Vouga. 

Outra riqueza proporcionada pela GRMM está no contacto com o Arouca Geopark, um Geoparque Mundial da UNESCO que garante momentos magníficos a todos os que por lá passam.

Dados técnicos e de altimetria

  • Rota Ciclo-turística: 312Km 
  • Distância a pé: 275 km
  • Etapas a pé: 14
  • Distância em BTT:  280 km
  • Etapas em BTT: 8
  • Altura máxima: 1.235 m
  • Altura mínima: 18,00 m
  • Desnível acumulado positivo: 9.625 m a pé e 9.420 em BTT
  • Duração total: 14 dias a pé
  • Grau de dificuldade:entre médio a muito difícil 
  • Época aconselhada: primavera, verão e outono

Pontos de interesse

Os interessados em realizar a Grande Rota Das Montanhas Mágicas terão a oportunidade de atravessar um território vasto que apresenta características geomorfológicas singulares. 

Poderão ser percorridos trilhos rurais e de montanha que nos permitem testemunhar a beleza única e surpreendente desta área mágica.

Nesta experiência, poderá ficar a conhecer locais únicos e patrimónios imperdíveis. São inúmeros os pontos de interesse desta aventura fascinante que a GRMM representa. Podemos explorar bosques e florestas, rios e vales, cascatas e lagoas, albufeiras e sítios de interesse geológico.

O percurso desenhado pela GRMM permite-nos a descoberta de paisagens mágicas. Este trajeto pode ser percorrido a pé ou de bicicleta. Na versão pedestre, o percurso estende-se ao longo de 275km, distribuídos por 14 etapas diárias, enquanto na versão de BTT, a GRMM estende-se ao longo de 280km, que são distribuídos por 8 etapas, estando um painel informativo disponível em cada uma delas.

Todas as etapas encontram-se devidamente sinalizadas conforme os regulamentos da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Uma das melhores experiências que se poderá viver na exploração da GRMM consiste em aproveitar a possibilidade de percorrer as ruas das típicas aldeias de montanha. Estas povoações tão genuínas permitem-nos contactar com uma cultura rica e mergulhar numa história fascinante. 

Há vários monumentos medievais que se podem conhecer. Alguns centros históricos para explorar e museus e centros de interpretação que nos permitem conhecer um pouco mais sobre parte importante do nosso país. 

As pessoas são parte fundamental da experiência. Entre elas, estão os locais, que revelam a sua hospitalidade, recebendo quem encontram de braços abertos, partilhando histórias que muito nos ensinam sobre os lugares que podemos visitar ao longo do percurso. 

Além disso, há os outros, os que vivem a mesma aventura. Os momentos de puro convívio que podem ser vividos à mesa (onde se pode conhecer o melhor da gastronomia e os notáveis vinhos da região) permitem-nos assegurar experiências inesquecíveis. 

Como se teve a oportunidade de testemunhar ao longo do artigo, viver esta aventura assegurará um conjunto de memórias formidáveis que poderão acompanhar-nos ao longo de décadas!

Se quiser conhecer mais sobre a Grande Rota das Montanhas Mágicas, poderá ter toda a informação de que precisa, aqui.

Related posts
DicasLifestyleModa

Aprenda a lavar camisolas de lã corretamente

ComportamentoLifestyleSaúdeSaúde Mental

Hiperatividade e Défice de Atenção: que sintomas e como detetar?

LifestyleViagens

Rota dos Templários: conheça monumentos emblemáticos

CulturaCultura & ViagensLifestyle

Redescubra tradições e festividades de aldeias portuguesas