O outono e o inverno são estações mais rigorosas. Com o frio, há a necessidade de usar as roupas mais quentes, nomeadamente as que são feitas de lã. A lavagem destes itens é fundamental pois, quando passam muito tempo sem utilização, eles adquirem um cheiro de item “guardado” que devemos anular.
As roupas de lã são muito aconchegantes, mas a lavagem destes itens não é um processo simples. A lã é um material com características particulares. No momento de lavar este tipo de artigo, convém ter em consideração as respetivas especificidades.
A lavagem de uma camisola de lã sem haver os devidos cuidados pode revelar-se um autêntico pesadelo, algo bastante prejudicial para a peça em causa. Há estratégias que podem ser usadas para impedir que surjam danos no tecido.
No presente artigo, iremos partilhar um conjunto de dicas que permitem lavar camisolas de lã corretamente, protegendo o artigo. Se não quer que as suas camisolas de lã encolham durante as lavagens, tenha em conta as nossas indicações.
Dicas para lavar camisolas de lã corretamente
É importante ter em consideração que não é necessário lavar as roupas de lã a cada utilização. Geralmente, uma camisola de lã que tenha sido utilizada pode e deve ficar a arejar ao ar livre por um dia para poder ser novamente usada.
Contudo, quando há necessidade de uma lavagem, há duas opções: à mão (a mais comum…) ou na máquina de lavar roupa.
1. Lavagem à mão
O processo de lavar camisolas de lã à mão é simples. As peças de lã não devem ser esfregadas com firmeza ou torcidas, pois isso irá danificar o tecido.
As camisolas de lã (ou outras peças deste tecido) indicam na etiqueta quando não devem ser lavadas na máquina. Geralmente, o processo mais indicado é deixá-las de molho para lavar adequadamente.
Procedimento
Primeiro, coloque água morna/fria numa bacia e adicione detergente para lãs. Posteriormente, caso a peça apresente nódoas, aplique detergente líquido diretamente nas manchas. Em seguida, esfregue suavemente a área.
Após colocar as peças na bacia, enxague as peças em água morna/fria. Posteriormente, estenda a camisola de lã na horizontal, mais precisamente sobre uma toalha seca. Então, enrole o conjunto delicadamente para a humidade em excesso ser absorvida. Por fim, coloque a secar na horizontal num espaço que se apresente bem ventilado.

2. Lavagem à máquina
Embora muitas peças de roupa de lã estejam destinadas a uma lavagem à mão, há exceções. Se verificar na etiqueta da camisola que há indicações que permitam lavagem e secagem das peças na máquina de lavar roupa, respeite as orientações.
Existem algumas peças deste tecido que podem ser lavadas no eletrodoméstico, desde que a temperatura da máquina de lavar roupa seja a adequada.
Procedimento
As peças de lã que possam ser lavadas na máquina devem ter orientações específicas na etiqueta. Contudo, geralmente, deve selecionar-se na máquina de lavar roupa um programa de lavagem de lã.
Caso não haja esse programa específico no eletrodoméstico, a opção deve recair em programas de “roupas delicadas” ou “lavagem à mão”. Também é importante certificar-se que a máquina de lavar apresenta uma centrifugação baixa. Pode ser necessário ajustar a centrifugação separadamente do programa de lavagem a usar.
O detergente escolhido para este tipo de lavagem deve ser de qualidade. Idealmente, o detergente usado deve ser adequado para lãs. É possível encontrar no mercado alguns produtos que fazem a diferença, como marcas de detergentes específicos para lãs e sedas que apresentam uma qualidade elevada.
Após concluir a lavagem na máquina de lavar roupa, a peça de lã deve ser estendida na horizontal sobre uma toalha seca. Posteriormente, tal como aconteceu na alternativa da lavagem à mão, enrole delicadamente o conjunto para absorver a humidade excessiva. Por fim, coloque a peça de lã a secar na horizontal num lugar que se apresente bem ventilado.
O momento de guardar
Como se teve a oportunidade de testemunhar ao longo do artigo, há dicas que nos permitem lavar as nossas camisolas de lã com total confiança. As estratégias aqui apresentadas garantem uma lavagem segura e eficiente.
Após ter a peça lavada e seca, há que saber como a armazenar. Este tipo de peças devem ser sempre dobradas. Não devem ser penduradas. Contudo, se tiver de o fazer para gerir o espaço disponível em casa, opte por recorrer a cabides de malhas para dar o máximo de suporte no momento de pendurar camisolas de lã. Estes procedimentos aqui apresentados permitem proteger as suas roupas de lã, ficando prontas a utilizar.
